Como funcionam as câmeras de monitoramento?

Perguntado por: amendes6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Na verdade é muito simples: as imagens são captadas pelo equipamento e então, o sistema envia as informações para um dispositivo e então tudo é gravado no HD. Tenha em mente que, acima de tudo, os sistemas de câmeras de segurança aumentam muito a sua segurança, tanto casa quanto na empresa.

Luz indicadora. Algumas câmeras de segurança têm uma luz vermelha e intermitente no momento de gravar. Estes são ativados com o movimento e indicam que toda a luz intermitente está sendo captada. Não confunda com a mudança de cor das luzes.

Seu funcionamento ocorre do seguinte modo: a câmera de segurança envia o sinal de vídeo para o DVR, e esse aparelho tem a função de gravar as imagens captadas e de transmiti-las em tempo real para monitores ou via internet, podendo arquivá-las por um período determinado.

Em geral, apenas o síndico, os porteiros e zeladores possuem esse acesso, para fins de monitoramento no cotidiano. Em casos excepcionais, como por exemplo algum dano ao patrimônio de algum vizinho ou suspeita de crimes as imagens podem ser solicitadas ao síndico para averiguação.

As câmeras são instaladas em pontos estratégicos da casa, privilegiando entradas, áreas comuns e corredores. As câmeras tradicionais são ligadas a um circuito fechado de TV (CFTV). Esse circuito é composto, além das câmeras, de um equipamento que armazena as imagens.

As imagens do circuito fechado podem ser armazenadas em servidores, dispositivos de armazenamento (DVDs, pen drive, cartão de memória etc) ou em um banco de dados on-line através da nuvem. Quanto ao tempo de armazenamento das gravações, não existem regras.

Para acessar câmeras de monitoramento via celular é preciso que seu DVR ou NVR possua esse recurso e esteja conectado a uma linha de internet. Além disso, a maioria dos sistemas de monitoramento possuem softwares próprios que devem ser instalados no celular para acessar o sistema.

Se a câmera possui áudio, geralmente há uma indicação no manual do usuário ou na descrição do produto. Normalmente o fabricante tem uma descrição completa das características da câmera, basta verificar a folha de especificações completa e descobrir se ela grava áudio ou vem com microfone.

Resposta verificada por especialistas. Não. E isso ocorre porque a câmera de segurança é um aparelho eletrônico que depende da eletricidade para funcionar.

Uma das maneiras mais simples de se identificar câmeras escondidas é usando um aplicativo gratuito, chamado Fing. Disponível para Android e iOS, ele consegue detectar se alguma câmera IP está conectada á rede wi-fi do apartamento. Outro aplicativo também bem prático é o Hidden Camera Detector.

Na prática, cabe ao síndico o acesso e controle do monitoramento das câmeras, uma vez que é o representante do condomínio. Porém, é necessário muito cuidado com o armazenamento das imagens obtidas através de monitoramento, justamente para preservar os direitos à imagem, intimidade e vida privada dos condôminos.

Caso não haja obstáculos físicos entre a câmera e o roteador, é possível instalar o equipamento a uma distância de até 50 metros do roteador. Caso haja paredes, portas, móveis, ou outro tipo de obstáculo entre a câmera o roteador, a distância máxima cai para 10 a 25 metros (dependendo da densidade do obstáculo).

O preço médio para a instalação de uma câmera de segurança gira em torno de R$ 500, incluindo os gastos com a mão de obra e infraestrutura de equipamentos. Peça um orçamento com uma empresa especializada em instalação de câmeras.

Uma questão recorrente sobre o assunto que merece destaque é se “é possível ter a câmera do celular hackeada”. Em resumo, sim. Nos dispositivos com sistema Android, há uma brecha de segurança recentemente descoberta que permite que o aplicativo da câmera seja invadido e usado para espionar a vítima.

Em resumo, o uso de câmeras escondidas pode ser legal, desde que sejam utilizadas de maneira apropriada e com respeito à privacidade das pessoas.

Dessa forma, a empresa pode criar mecanismos para fiscalizar os empregados, para garantir que as atividades estão sendo realizadas corretamente. Assim, é sim permitido a instalação de câmeras no ambiente de trabalho, captando imagens e áudios dos locais de trabalho.

Use o flash da câmera do smartphone: Ligue a lanterna da câmera do telefone e aponte-as onde você acha que um dispositivo escondido pode estar à espreita. Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho na tela do smartphone.

O preço médio para instalação de 4 câmeras de segurança com tecnologia IP é de aproximadamente R$ 940,00.