Como funcionam as barragens com alteamento a montante?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Alteamento a Montante: processo de alteamento de barragens de rejeito no qual a o corpo da barragem é construído com o uso de rejeito através de alteamentos sucessivos sobre o próprio rejeito depositado. Foi o método utilizado nas barragens rompidas em Mariana e Brumadinho. Prática foi proibida pela Lei 14.066/2020.

O método de montante apresenta uma geometria e disposição de materiais em camadas alternadas que dificulta sua análise analítica e computacional, fazendo-se necessário, por exemplo para uma análise numérica um modelo refinado com camadas de geometria e propriedades alternadas.

Os tipos mais comuns são o alteamento a montante, jusante e linha de centro.

Alteamento a Montante: processo de alteamento de barragens de rejeito no qual a o corpo da barragem é construído com o uso de rejeito através de alteamentos sucessivos sobre o próprio rejeito depositado. Foi o método utilizado nas barragens rompidas em Mariana e Brumadinho. Prática foi proibida pela Lei 14.066/2020.

O que são Jusante e Montante? É o referencial de um ponto que quanto mais póximo da nascente do rio se diz que se está a montante e quando se está mais próximo da foz se diz que está a jusante do rio, no caso das hidrelétricas estes nomes são muito usados.

Na maior parte dos casos, eis os principais fatores para o rompimento de barragens: Ausência de projeto ou projeto mal dimensionado, talvez baseado em poucas informações ou informações incorretas; Projeto e execução que não se comunicam; Falta de monitoramento dessas estruturas.

A barragem a jusante é a mais cara, mas considerada a mais segura, visto que veio com o objetivo de minimizar os riscos do método a montante. Os rejeitos são depositados a montante desse dique. À medida que a borda livre é atingida, são feitos alteamentos sucessivos para jusante.

Uma medida para prevenção da ruptura da barragem é a elaboração de relatórios mensais que contenham todas leituras e relatos das inspeções rotineiras realizadas ao longo do mês. No fim, este documento torna mais fácil a análise de irregularidades na obra.

Se olharmos para a primeira classificação, a do material de construção, encontramos três tipos principais de barragens:

  • Barragens de concreto.
  • Barragens de enrocamento.
  • Barragens de aterro.

São duas barragens que têm o objetivo de conter os rejeitos finos oriundos do tratamento do minério, reservando água para o reaproveitamento no processo industrial. A barragem I do Feijão foi implantada em 1976 e tinha o objetivo de separar as impurezas para aumentar o valor comercial do minério de ferro.

Causas - O relatório da CIMNE/UPC confirma que a ruptura da barragem B1, em Brumadinho, se deu em razão do fenômeno da liquefação. “É incontroverso que o rompimento da Barragem I envolveu o fenômeno do fluxo por liquefação.

Geralmente, são construídas a fim de armazenar água, e se divide em outros dois tipos: homogêneo e zonado. No caso das barragens homogêneas, sua composição envolve um único material impermeável. Por outro lado, as zonadas apresentam algumas camadas com materiais permeáveis, com a função de proteger e suportar o núcleo.

Barragem de terra

Barragem de terra: é a mais comum no Brasil, caracterizada por vales muito largos e ombreiras suaves.

Uma das formas de encerrar uma barragem é através da descaracterização, processo pelo qual a estrutura deixa de possuir características ou exercer função de barragem.

Galgamento é quando a lâmina de água passa por cima do barramento, enquanto erosão interna é o fluxo de água por um caminho preferencial (interno) da barragem, acarretando na remoção de material e consequentemente na ruptura da barragem.

Dique: Normalmente é paralelo ao curso de água (rio ou mar). Possui água apenas em um dos lados, protejendo o outro. Barragem: Normalmente intercepta o curso de água. A água está presente dos dois lados (montante e jusante).

Barragem a montante
No caso de Brumadinho, os rejeitos são compostos basicamente de ferro, sílica e água. Esse tipo de estrutura é considerada mais barata porque usa menos material e também ocupa uma área menor, portanto, desmata menos, diz o professor Eduardo Marques.

Jusante é o mesmo que rio abaixo. Ao contrário dessa definição, montante é o lugar que está acima do ponto considerado ou se refere à sua nascente no referido curso d'água. Utiliza-se a expressão a montante. Montante é o mesmo que rio acima.

Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d'água da nascente para a foz; Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente.

As barragem de enrocamento são um aglomerado de terra e pedras usadas para sustentação de uma barragem. Assim barragens deste tipo são destinadas ao armazenamento permanente de água e devem possuir um elevado grau de estanqueidade.

O colapso dessas barragens pode causar danos ao ambiente e à propriedade, provocando diversos impactos, diretos e indiretos, que podem perdurar por longo tempo. Em sua vida útil, a infraestrutura das barragens pode se desgastar ampliando o risco de rompimento e, com isso, o risco à vida.