Como funciona uma ventosas?

Perguntado por: zmartins4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Como a ventosa funciona? A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.

Como qualquer outro tratamento, a ventosaterapia pode ter alguns riscos e efeitos colaterais, que podem incluir:

  • Hematomas;
  • Queimaduras;
  • Infecções;
  • Tontura e desmaios;
  • Agravamento de certas condições;
  • Reações alérgicas.

A ventosaterapia tem poucos efeitos colaterais
Mas a fisioterapeuta assegura que isso é normal e as marcas não são doloridas. O único momento de desconforto é durante a sessão. “Durante a aplicação alguns pontos podem doer um pouco, mas tende a ir aliviando ainda durante o processo”, relata a profissional.

Quanto custa uma sessão de ventosaterapia
Cada sessão custa entre R$50,00 e R$100,00 e dura, mais ou menos, 45min.

quando a ventosa embaça. geralmente indica um excesso de umidade. precisa ser identificado através da avaliação.

O tempo de permanência das ventosas sobre a pele do paciente variou conforme o referencial consultado. Cinco a dez minutos eram suficientes para se obter os resultados desejados.

Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso.

O especialista alerta que os pontos em que não se pode colocar a ventosa são: artérias; pescoço; locais em que seja perigoso para a circulação sanguínea.

Quais profissionais pode realizar a técnica de ventosaterapia? O mais habitual de usar essa técnica é o fisioterapeuta .

A técnica é feita através da colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele, que produz hiperemia ou hemostasia, resultando num efeito terapêutico. Os copos utilizados podem ser feitos de materiais diferentes, tais como o bambu, plástico, vidro, ou cerâmica.

Como diminuir a dor e as marcas roxas da ventosa
Tomar um banho morno e massagear a região que foi tratada com óleo de rosa mosquetá constitui um excelente tratamento caseiro para evitar a dor e as marcas roxas na pele depois do tratamento.

Não machuca? O Conselho Britânico de Acunputura (BAcC, na sigla em inglês) diz que a ventosaterapia não é dolorida e que as marcas vermelhas deixadas sobre a pele são causadas pelo sangue sendo puxado para a superfície e pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos.

Ventosa seca: ocorrem manchas ou hematomas de coloração vermelha, marrom, roxa ou até preta no paciente. Elas permanecem no local por até três semanas, promovendo a renovação e a ativação sanguínea.

Faça a compressa com um pano aquecido ou uma bolsa de gel morna. Deve ser feita no segundo dia após o surgimento da mancha, para estimular o fluxo do sangue na área e diminuir o hematoma.

São vários os benefícios da ventosa nas costas. Entre eles estão o alivio de desconfortos ou dores musculares. No restante do corpo ela pode estimular a produção de colágeno e elastina e ainda melhorar a aparência da pele. Essa terapia pode ainda reduzir o estresse e a tensão local.

Cuidados na aplicação da ventosa devem ser observados como o aparecimento de bolhas, situação que deve ser evitada pois é considerada má aplicação pela medicina ocidental, porém, caso aconteça deve-se orientar o paciente aos cuidados com a pele e tratar a bolha no próprio consultório ou clínica, perfurando a bolha e ...

Você pode fazer massagem facial com ventosas de 1 a 3 vezes por semana. É importante sentir e observar a pele do seu rosto após o uso, para entender qual frequência funciona melhor para você. Se sua pele for sensível, o uso uma vez por semana já pode ser suficiente.

O tratamento pode variar de 10 a 15 sessões. Conclusão: Os protocolos de ventosaterapia se repetiram na maioria dos artigos selecionados, onde a mesma deve ser feita de 5 a 10 minutos, durando em média de 10 a 15 sessões de tratamento. Apesar disso, novos estudos devem ser realizados a fim de aprimorar a técnica.

O tratamento é indicado para dores na região lombar e costas, dor de cabeça, gastrite, tendinite, bursite, bronquite, problemas respiratórios, tosse, asma, hipertensão, constipação, impotência, diarreia, cólicas e TPM (tensão pré-menstrual).

Ferva as ventosas para reativar o efeito delas. Instale a ventosa quando a temperatura do ar estiver acima de 4 ºC. Esfregue vaselina na ventosa. Aplique silicone para uma instalação mais permanente.