Como funciona uma inteligência?

Perguntado por: imello . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Fogel: "Inteligência pode ser definida como a capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes".

A percepção é, então, determinada, pelo curso dos acontecimentos sucessivos. Ao contrário, a inteligência permite voltas e retornos. A inteligência é a capacidade de se levantar hipóteses.

O QUE É? O Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) foi instituído pela Lei 9.883, de 7 de dezembro 1999, com o objetivo de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência do Brasil. É um espaço que reúne órgãos federais para a troca de informações e conhecimentos de Inteligência.

As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.

O Quizur é um site que disponibiliza quiz online nos mais diferentes e diversificados conteúdos. Na plataforma é possível fazer um teste para QI, respondendo 19 questões sobre variados assuntos. O Quizur avisa os erros e acertos, transformando a avaliação em mais uma oportunidade de aprendizado.

A sabedoria pode ser definida como a soma entre experiência e inteligência. Com a inteligência a pessoa sábia consegue interpretar e estudar as experiências que vivencia para produzir resultados diferentes no futuro.

Leia livros, jornais, revistas, mas leia. O hábito da leitura é essencial para a aquisição de conhecimento. Outra forma interessantes de cultivar e manter a inteligência é passando adiante o que se sabe. Ao explicar o que foi aprendido a outras pessoas, sua mente realmente retem as informações.

A inteligência humana parece não ter limites, o que leva muita gente a tentar aumentá-la com jogos de memória, ;ginástica cerebral; e, até mesmo, substâncias químicas. Enquanto, contudo, o saber pode continuar a ser adquirido ao longo de toda a vida, isso não acontece com a inteligência.

O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.

A palavra “inteligência” tem a sua origem no latim, vem de INTELLEGENTIA, que significa “capacidade de entender”, de INTELLIGERE, formada por INTER-: “entre” e LEGERE: “escolher”.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

Uma das possíveis explicações é que, segundo pesquisas anteriores, pessoas com baixa necessidade de cognição se entendiam mais facilmente. Com isso, elas tendem a mudar mais de ambiente para conseguirem variar os estímulos que recebem. Já os CDFs clássicos conseguem se distrair internamente por mais tempo.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

As vitaminas do complexo B podem ser consumidas através de alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. A vitamina C é uma grande ajuda para melhorar ou aumentar a agilidade mental. Ela pode funcionar como um neuromodulador natural no sistema nervoso.

Confira 6 dicas para melhorar o funcionamento do cérebro

  1. 1) Durma bem. Dormir menos que o necessário ou mal causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. ...
  2. 2) Beba com moderação. ...
  3. 3) Alimentação balanceada. ...
  4. 4) Atividade física. ...
  5. 5) Exercite o cérebro. ...
  6. 6) Relaxe.

Todos nós perdemos QI naturalmente à medida que envelhecemos - a inteligência fluida atinge seu pico aos 14 anos e depois diminui gradualmente a partir daí. Felizmente, a inteligência cristalizada - as habilidades e os conhecimentos que aprendemos - aumenta para a meia-idade, equilibrando a perda até o envelhecimento.

Os tipos mais comuns de inteligência são a verbal e a lógica-matemática. As mais raras são a interpessoal e a intrapessoal.

Quando formos chamados pelo Senhor, a inteligência ficará nesta terra, ela passa, mas a sabedoria não, esta carregamos para a eternidade. Oro para que você entenda que sabedoria é caminhar com o Senhor, desfrutando do renovo que Ele traz diariamente.