Como funciona uma gangorra?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Ela permanece em equilíbrio se tiver uma moeda de cada lado, à mesma distância, cada uma, do apoio. A explicação para o equilíbrio é que as quantidades de torques em cada lado da régua são iguais e, como são opostos (cada uma induz a régua a girar para um sentido diferente), os torques se anulam.

Ajustando o ponto de apoio
Pense em uma gangorra com 2 crianças. Se o ponto de apoio estiver exatamente no meio do brinquedo, elas sempre se elevarão à mesma altura. Contudo, se arrastarmos o ponto de apoio para um dos lados, a criança que estiver do outro lado vai subir mais do que a outra.

4) Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em relação a distância da dobradiça à maçaneta? R: Como no caso da porta em que a distância da dobradiça à maçaneta poupava força, a falta de força (peso) em um lado da régua é compensada com uma distância ao eixo de rotação menor no outro lado.

Ela permanece em equilíbrio se tiver uma moeda de cada lado, à mesma distância, cada uma, do apoio. A explicação para o equilíbrio é que as quantidades de torques em cada lado da régua são iguais e, como são opostos (cada uma induz a régua a girar para um sentido diferente), os torques se anulam.

Conservação de energia térmica.

Alavanca interfixa: Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.

A palavra gangorra em inglês, seesaw, surgiu entre 1630 e 1640 como um termo usado por crianças e trabalhadores para se referir ao movimento repetitivo de vaivém da serra.

A roldana fixa tem o seu eixo preso em algum ponto apoio, portanto, apresenta apenas movimento de rotação, não sendo possível o movimento de translação. Elas modificam apenas o sentido e a direção da força motora que equilibra o peso. Desta forma, são utilizadas para tornar mais cômodo o trabalho de puxar um objeto.

Existem três tipos de alavancas, que diferem entre si de acordo com os pontos de aplicação das forças:

  • interfixas;
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) inter-resistentes;
  • interpotentes.

A alavanca é constituída por três elementos: PA – Ponto de apoio: o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar; FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar; FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.

FORÇA POTENTE ou POTÊNCIA (P) -Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor. FORÇA RESISTENTE ou RESISTÊNCIA (R) - É toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.

Então, para o torque ser o maior possível, e você conseguir abrir a porta com mais facilidade, o precisa ser o maior possível. E isso acontece quando você coloca a maçaneta mais longe o possível das dobradiças. É por isso que as maçanetas são colocadas no lado oposto às dobradiças.

gangorra | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A força é aplicada gerando torque, ou seja, um giro na porta. por esse fato, na dobradiça se localiza o ponto fixo e quanto mais distante for a aplicação da força perpendicular que no caso é na maçaneta, maior será o torque.

Surgiu na Grécia Antiga. Era usada no galho de uma árvore onde as crianças passavam a corda por um tipo de roldana e segurava em suas extremidades, forçando, com o peso a subida e descida. Foi adaptada ao solo com apoio central.

CONCLUSÕES: Ao colocar a garrafa por cima da vela o recipiente fica preenchido de ar quente, o que significa que a pressão dos gases aumenta. Conforme a água vai subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e a pressão atmosférica faz com que a água suba ainda mais.