Como funciona uma ecografia?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Como funciona a ecografia? A ecografia é realizada com um aparelho chamado ecógrafo, uma sonda que emite ondas de ultrassom. Ao passar a sonda pela pele, as ondas colidem com as estruturas internas dos órgãos, formando imagens através do eco, que são traduzidas por um computador.

O grande objetivo dos exames de Ecografia está em visualizar algo no interior do corpo, relacionado a algum órgão ou tecido específico que esteja precisando ser analisado, de modo a dispensar a realização de procedimentos cirúrgicos.

não é necessário jejum; duas horas antes do exame beber 5 copos de água,chá ,bebida sem gás,exceto leite. não urinar até a hora do exame; a bexiga deve estar cheia durante a realização do exame, mas não excessivamente.

Também não há necessidade de se depilar antes do exame, a não ser, é claro, que você se sinta mais confortável dessa forma. Em alguns casos específicos, o médico pode solicitar que a mulher realize o ultrassom com a bexiga cheia.

Na primeira ecografia é possível, ainda, visualizar desde a implantação situações como a ausência de batimentos cardíacos ou alguma alteração nas estruturas embrionárias. “Tudo isso pode ser normal ou não, vai depender do tempo da gravidez”, tranquiliza Manoela.

A ecografia obstétrica é realizada através de uma sonda ecográfica que é colocada na região abdominal (via transabdominal) ou região vaginal (via transvaginal) da grávida. Trata-se de um exame não invasivo e indolor, ou seja, não provoca qualquer tipo de dor ou desconforto para a grávida e para o bebé.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom? Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, após o procedimento, não é necessário aguardar nenhum período para ter relações.

Atuação do médico radiologista
Além de realizar os procedimentos, cabe ao médico radiologista interpretar as imagens geradas por eles e orientar o médico que solicitou o diagnóstico quanto às descobertas.

Os exames de ultrassonografia abdominal são feitos em clínicas de imagem, com o uso do aparelho de um transdutor de ultrassom e a aplicação de um gel de contato na pele do paciente. O aparelho é deslizado pela pele, criando as imagens dos órgãos analisados em um computador em tempo real.

Jejum de 08 horas; manter apenas hidratação com água. Bexiga cheia durante a realização do exame. As medicações de uso contínuo devem ser ingeridas normalmente.

Orientações para o dia do exame:
Tomar no espaço de 02 horas antes do exame, 06 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; Tomar no espaço de 01 hora antes do exame, 04 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; No momento do exame você deverá estar com a “Bexiga Cheia” Não precisa estar em jejum.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

É solicitado que o paciente esteja com a bexiga cheia para que se obtenha melhores imagens. Isto porque o transdutor emite e capta ondas sonoras ao entrar em contato com o corpo. Como o ultrassom não se propaga no ar, a bexiga precisa estar bem cheia para que as ondas de ultrassom sejam refletidas.

Usar roupas confortáveis e, de preferência, de duas peças, que facilitem o acesso à área a ser examinada; Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada, é indicado levá-los para comparação; Chegar à clínica com antecedência, de 15 a 30 minutos antes do horário agendado.

Evitar bebidas alcoólicas, frituras e alimentos que produzam gases na véspera do exame (refrigerantes, laticínios, feijão, repolho); Fazer jejum absoluto de no mínimo 8h no dia do exame, sendo a última refeição leve; (em caso de uso de medicamentos estes devem ser ingeridos com água); Não fumar antes do exame.