Como funciona um poema protesto?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A poesia protesto é qualquer forma de poesia que tenha como uma de suas principais funções, o objetivo de encontrar falhas em qualquer evento existente ou circunstância atual. Esse tipo de poesia geralmente se concentra nos erros cometidos por um governo sobre seu povo.

O objetivo deste poema é focar nos problemas sociais que são causados no mundo, e que desfavorecem muitas famílias, como a fome, a falta de recursos, oportunidades, entre outros.

Composto em 1956 e declamado em público, pela primeira vez, em 1958, o poema Protesto é uma referência entre a militância, pela força do brado poético de Assunção contra o racismo ; seu tema recorrente.

Caso seja o seu primeiro pedido de registro, anexar cópia de RG e CPF e comprovante de residência.
...

  1. Acessar o serviço Registrar ou Averbar Direitos Autorais na Biblioteca Nacional;
  2. Clicar em Solicitar;
  3. Preencher formulário e informar dados dos participantes da obra;
  4. Anexar a documentação necessária.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

O leitor possibilita ao romance nova vida, nova interpretação. Ele ressalta um novo valor que pode ser agregado à obra. O sujeito que lê questiona a narrativa para que possam emergir novos significados. É cumprindo estas funções que o leitor assumirá também seu papel de realizador da obra literária.

O poema protesto surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil. Muitas pessoas buscavam formas de se manifestar, mas a censura era muito forte, o que impossibilitava a expressão de pessoas que não concordavam com o governo.

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta. O eu lírico é um elemento fundamental da poesia.

Como os demais poemas, o poema-protesto também se caracteriza pelo trabalho consciente com a linguagem, observado na escolha e na organização especial das palavras. Os poetas dedicam-se à construção dos versos, trabalhando a musicalidade do texto e a construção das imagens.

Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática.

O primeiro protesto lavrado foi o de uma letra de câmbio, no dia 05 de outubro de 1339, tirado pelo notário André Pisa, sacada pelos trocadores de dinheiro, que negociavam moedas nos séculos XI à XIV no Brasil, até o ano de 1889 os protestos eram lavrados pelos escrivães do comércio.

Protesto artístico refere-se a cartazes, faixas e outras formas de expressões criativas usadas pelos ativistas para passar informações sobre uma causa em particular ou mensagem. A arte é freqüentemente usada como parte destas demonstrações ou em atos de desobediência civil.

A música de protesto há muito tempo deixou de ser exclusiva de alguns grupos, ultrapassando a esfera do rock e atingindo outros estilos, hoje o Rap é um dos ritmos mais conceituados da atualidade, apresentando letras de protesto contra as desigualdades sociais, raciais e religiosas.

Música de Intervenção ou Música de Protesto é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema de um certo país, seja ele de origem social, política ou econômica.