Como funciona um monge?

Perguntado por: ipeixoto9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O monge é um indivíduo que abdica dos luxos mundanos para se dedicar a sua religião e à contemplação da vida. Essa categoria de religiosos pode ser encontrada tanto no cristianismo, como no hinduísmo, budismo e no taoísmo.

Para se tornar um monge, é necessário estudo, devoção e anos de treinamento e transições; a vida monástica é simples e dedicada à servidão, exigindo que o devoto tenha um estilo de vida celibatário e que abdique de bens materiais.

Os monges acordam pouco antes da meia-noite para as matinas. “Cantamos as antífonas [versículos que precedem o salmo] em latim e os salmos em português.

Há vários no país que possibilitam acomodações para peregrinos, mas Koyasan, ou Monte Koya, é o mais conhecido deles entre os turistas e o mais prático para quem não arrisca nada no idioma japonês. A comunicação em inglês é totalmente possível, inclusive com os monges.

A vida monástica é uma fonte de sabedoria e um guia prático para a saúde do corpo e da alma. A regra monástica de São Bento provém de uma espiritualidade holística, que preenche a vida de sentido.

“O monge é separado das coisas do século, do mundo, para ter um contato mais direto com Deus – soli deo – estar só com Deus”, comentou Dom Mauro.

Alguns tipos de monges:

  • O Viajante: O Viajante vem de uma cultura monástica que preza, além da força de corpo e mente, o conhecimento. ...
  • O Desafiante: ...
  • O Herói Pacifista: ...
  • O Caçador de Monstros: ...
  • O Servo: ...
  • O Sábio:

Fundamento filosófico que acredita na reencarnação
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Monges e monjas podem não ter educação básica em ciências, mas são altamente instruídos em outras disciplinas, como filosofia.

Assim sendo, monge escreve-se com g, enquanto o feminino da mesma palavra se escreve com j: monja.

Você já pensou em morar em um mosteiro por um tempo – mesmo sem ser monge? Na Abadia beneditina de Santo Domingo de Silos (Espanha) isso é possível. Requisitos: ter entre 18 e 45 anos e pensar que “o Senhor pode estar te chamando para a vida monástica”.

Deve pedir a Deus em oração para que o ilumine, deve consultar pessoas que sejam experientes nesta questão e que o conheçam bem (um diretor espiritual, por exemplo). Se o desejo perdurar, recomendamos entrar em contato com o Mestre de Noviços, que é o monge responsável pela acolhida e pela formação dos futuros monges.

Monges católicos são aqueles consagrados que vivem em monastérios, dedicando suas vidas para orações e penitências. Alguns deles são os cartuxos, capuchinhos e beneditinos, que cumprem a vida religiosa na tradição da Santa Igreja.

O que os monges budistas podem comer
Os alimentos que podem ser ofertados aos monges para a refeição matutina estão em cinco categorias: alimentos básicos (como arroz), sobremesas, alimentos secos ou em conservas, peixes e carnes.