Como funciona um minhocário?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O minhocário é uma composteira que passa pelo processo da vermicompostagem, as minhocas se alimentam com os restos de comida e digerem o material, gerando húmus bastante fértil. Tudo da forma mais natural possível. E um minhocário pode ser mantido em qualquer lugar, inclusive até em apartamentos!

Se as minhocas estão fugindo do minhocário é porque as condições de criação, como substrato, local do canteiro, alimentação, entre outras, não estão satisfatórias para elas.

Materiais necessários
Furadeira; Terra; Minhocas; Resíduos orgânicos, folhas secas e papéis picados.

Vantagens do minhocário
Parte desses restos de alimentos pode ser compostada, o que evita a emissão de gases do efeito estufa (como o metano) – não só pelo próprio processo de transformação do lixo em húmus, mas também porque reduz as emissões da queima de combustível do transporte do lixo até os aterros.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

As minhocas não possuem pulmões. Por isso, respiram por meio de toda a superfície da pele (respiração cutânea), que realiza trocas gasosas com o ar existente nas partículas da terra. Quando chove e o solo fica encharcado, a respiração não se processa e as minhocas precisam subir à superfície para não morrerem afogadas.

Os principais predadores de minhocas em minhocários são formigas, aves, centopéias, ratos, sapos, ácaros e sanguessugas.

Use os dedos para segurar qualquer minhoca que encontrar. Tente segurar as minhocas pelas extremidades de cor mais clara. Esse método é recomendado pois tal extremidade do corpo da minhoca é a última a sair da terra e a primeira a se enterrar.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição.

Materiais inorgânicos, como plásticos, vidros e metais, não devem ser levados a qualquer tipo de sistema de compostagem. Pedaços de carnes e produtos lácteos em excesso atraem moscas e também devem ser evitados.

A diferença entre composteira e minhocário é a temperatura e a presença de minhocas da espécie californiana no segundo.

A criação de minhocas é um negócio bem rentável, pois a busca por esses animais é grande, sendo usadas por profissionais de floricultura, jardinagem e paisagismo, que conseguem transformar jardins em locais mais saudáveis.

O tempo para os resíduos orgânicos de cozinha serem transformados em composto varia de 45 a 60 dias. Esse prazo depende do tipo e da quantidade de resíduos utilizados, da quantidade de minhocas, da temperatura, da umidade, etc.

A quantidade necessária de minhocas para iniciar a criação é de 1 litro - aproximadamente 1,5 mil minhocas por metro quadrado.

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano. Como cada minhoca vive, em média, quatro anos, fica fácil entender por que esses bichos se multiplicam rapidinho no seu quintal. 1.