Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede.

se você subir 60 70 anos ele vai consequentemente trabalhar com uma velocidade mais rápida Isso vai acontecer se. no entanto vocês devem levar em consideração. que aquele motor foi projetado para trabalhar com 50 ou 60 Hertz.

Não é possível conectar um inversor trifásico em uma rede monofásica ou bifásica. Porém, é possível conectar um inversor monofásico em uma rede bifásica ou trifásica.

Outros exemplos: um inversor de 1,5kW suporta até 1.8kW de placas conectadas a ele; já um equipamento de 3kW pode ser utilizado com até 3.6kW de placas ligadas a ele.

Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles:

  • Inversor de frequência vetorial;
  • Inversor de frequência escalar.

0 a 480 volts

A tensão de saída de um inversor de frequência pode variar dependendo do modelo e da aplicação específica do equipamento. Geralmente, os inversores de frequência modernos podem fornecer uma tensão de saída de 0 a 480 volts ou mais, dependendo da tensão de alimentação da rede elétrica e do tipo de motor utilizado.

140U, um disjuntor de caixa moldada térmico-magnético aprovado pela UL 489, pode ser usado no lado da linha de um inversor de frequência para fornecer proteção contra curto-circuito conforme o Código elétrico nacional (NEC) §439-52 c.

O tempo de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor (HP) recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor em (kW) a ser aplicada.

O VFD consiste principalmente em quatro seções; esses são retificador, barramento CC, inversor e circuito de controle.

No caso da Soft Starter, seu uso é utilizado basicamente em projetos onde há a necessidade de controlar a corrente de partida, restringindo-se mais a partidas e paradas suaves. Já o Inversor de Frequência é empregado quando há a necessidade de controlar a rotação e torque do motor, entre outras variáveis.

Acontece que a diferença entre eles é nenhuma. Isso mesmo. Tanto o inversor de frequência variável quanto o conversor de frequência variável se referem a um mesmo produto.

Geralmente quando o instalador não segue as indicações de projeto, ou quando a instalação é naturalmente deficiente. O exemplo mais comum é a falta de aperto dos parafusos da caixa do disjuntor, segundo as recomendações do fabricante; geralmente por falta de uso de um torquímetro.

É normal o inversor solar desligar durante à noite? Sim! Isso acontece porque é comum o inversor solar ligar e desligar automaticamente perante a presença de radiação solar nos painéis. Portanto, ao anoitecer, o sistema solar desliga automaticamente.