Como funciona sonda para urinar?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A sonda vesical ou Foley entra pela uretra e se prende na bexiga por um pequeno balão. Ela tem a função de eliminar a urina quando a pessoa não consegue urinar espontaneamente.

Ela auxilia quando a urina não consegue ser eliminada de forma natural, e a sonda drena então, artificialmente. A técnica também é conhecida como cateterismo vesical, que ajuda a pacientes que devido a obstruções como dilatação uretral e hipertrofia da próstata, por exemplo, não controlam a saída de urina.

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Não há contraindicação em dirigir usando sonda vesical. Contudo, atente para uma fixação adequada do sistema de drenagem de urina, de forma a evitar acidentes. A sonda pode permanecer por até 4 semanas em média. Mantenha seu urologista sempre informado sobre seus sintomas.

Se durante algum tempo não houver urina na bolsa coletora, verifique se a sonda está dobrada, clampada, obstruída ou pressionada pela perna da pessoa. coxa e rodiziar os lados para evitar lesões na uretra.

Sempre mantenha a bolsa abaixo do nível da bexiga do paciente. Quando ele estiver deitado, deixe o coletor pendurado na beira da cama ou sobre um móvel baixo, para evitar que a urina retorne para a bexiga.

- Tracionar a sonda ou dreno retirando-a lentamente e delicadamente, desprezando-a no saco de lixo; - Realizar a higienização; - Deixar o cliente confortável e com a campainha ao seu alcance; - Deixar o ambiente em ordem.

O vazamento de urina ao redor do cateter pode ser causado por obstrução ou por incompatibilidade entre a uretra e o tamanho do cateter [4].

Quando sua colocação se torna necessária? Resumidamente, a sonda alimentar é indicada para casos de disfagia (dificuldade para engolir) ou quando o paciente não sente vontade de se alimentar, sendo este geralmente um reflexo de falta de apetite.

Adicione água na sonda nos intervalos das refeições, mesmo quando não vai tomar medicações ou ingerir a dieta líquida. A água deve ser filtrada ou previamente fervida e ingerida em temperatura ambiente. Em geral, as dietas que possuem mais calorias têm menos água.

Para saber se a sonda saiu do lugar é sempre importante estar em acompanhamento com um profissional de saúde. Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição.

Dentre as bolsas coletoras de urina, podem ser encontradas os tipos:

  1. Drenáveis ou não drenáveis. ...
  2. Opacas ou transparentes. ...
  3. Higienize as mãos. ...
  4. Eleve o tubo de drenagem. ...
  5. Direcione a bolsa sobre o vaso sanitário e a esvazie. ...
  6. Lavar e pendurar para secar.

- Manter a sonda longe das mãos do paciente; - Quando não estiver passando a dieta a sonda deve ficar fechada; - Trocar a fixação da sonda sempre que necessá- rio, pelo menos uma vez por dia. Cuidado para não deixar a sonda se deslocar!

Devido à condição clínica fragilizada, pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral necessitam de uma alimentação e cuidados específicos. O que inclui, principalmente, atenção diária na manipulação e administração da dieta, higienização das mãos, do local do preparo e de utensílios que serão utilizados.

É preciso ter em mente que a posição na qual é administrada a alimentação via sonda é fundamental. O paciente deve estar sempre sentado ou, quando acamado, elevado a, no mínimo, 30 graus.

No que diz respeito à retirada da sonda de alimentação pelo paciente, o maior fator de impacto foram alterações de cognição, em especial o delirium e a demência.

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.