Como funciona sistema Cross?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O Portal CROSS é um sistema de Tecnologia da Informação desenvolvido para instrumentalizar o processo de distribuição, regulação e controle dos recursos disponíveis. O acesso a esta ferramenta exige a identificação por meio de um usuário, previamente cadastrado no Portal, e uma senha. Isto é o que chamamos de login.

O QUE É E COMO FUNCIONA O CROSS? A ideia é simples: todas as solicitações de vagas em hospitais e unidades de saúde do estado são recebidas pelo sistema informatizado do CROSS, que avalia diversos critérios, como a gravidade do caso, a proximidade do paciente ao hospital e a disponibilidade de leitos na região.

A central do sistema recebe todas as solicitações de pacientes que precisam ser internados para tratamento da Covid-19, seja em enfermaria ou UTI. Após receber o pedido, o sistema faz a busca ativa na rede de leitos e, com a confirmação da vaga, avisa à unidade hospitalar solicitante a transferência do paciente.

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

"A plataforma está disponível on-line às Unidades de Saúde no endereço http://www.cross.saude.sp.gov.br/ e contempla seis módulos de regulação: pré-hospitalar, urgências, leitos com e sem emissão de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ambulatorial e indicadores".

A vaga zero foi criada para acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, o que não tem sido respeitado, em boa parte dos encaminhamentos.

No que se refere às centrais de regulação, segundo a mesma portaria, os membros integrantes da equipe devem ser os médicos reguladores, as telefonistas auxiliares de regulação (TARM) e os rádio- operadores (RO).

A sigla CRO significa “Otimização de Conversão”. É uma estratégia que consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site ou página da internet, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem necessariamente atrair mais visitantes.

Ao acessar o portal CROSS e escolher o módulo, o sistema apresenta telas de identificação do solicitante, do paciente e de dados clínicos. Nas telas solicitante e paciente, os dados podem ser digitados por qualquer profissional capacitado com senha de acesso.

No SUS, o manejo da fila se dá em conformidade com a Portaria n°1.559/08, que institui a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde. A partir da identificação da necessidade do usuário, é feito o direcionamento ao local mais adequado para o seu atendimento, respeitando a priorização por risco.

A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico, e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda as necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.

R$1.896

Qual é o salário de Assistente De Regulação? O salário médio nacional de Assistente De Regulação é de R$1.896 em Brasil.

O que fazer quando não for atendido? Caso você ou o seu familiar tenham indicação médica e não vejam respeitados os seus direitos, procure o Ministério Público ou o Conselho Regional de seu estado.

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.

De acordo com o último levantamento do DataSUS, a cirurgia de catarata tem a fila mais demorada no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, ela é a cirurgia com o maior número de demandas.

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.

Preciso fazer uma cirurgia urgente, mas a espera é de dois anos, o que eu faço? É necessário laudo médico que justifique que o caso é urgente e que não pode aguardar na fila de espera. Na ação judicial, deve-se comprovar a necessidade de prioridade sobre outros pacientes que estão esperando pelo mesmo tratamento.