Como funciona ser representante de uma marca?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Um representante comercial vende produtos para empresas ou instituições em nome de um fabricante ou atacadista. Esse profissional é um grande aliado da organização para qual trabalha. Pois é ele quem garante o destaque do produto ou serviço que vende no mercado e em relação à concorrência.

Comissão escalonada
Ou seja, se o representante comercial vender R$ 5.000, ele receberá 10% de comissão. Acima de R$ 5.000, 15%.

Qual é a diferença entre representante comercial e vendedor? Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas, e, para saná-la, entendemos que: apesar de terem funções muito semelhantes, a maior diferença é que o vendedor é um empregado de uma empresa, enquanto o representante, seja ele pessoa física ou jurídica, não é.

O representante comercial autônomo deve cobrir todas as despesas de seu trabalho, seja com transporte para visitas, com alimentação, ou quaisquer outros tipos de custos que venha a ter no processo de vendas. E ele também deve assumir os riscos da atividade.

A CLT determina que a carga horária máxima seja de 44 horas semanais, aproximadamente 8 horas diárias.

Vendedores que possuem o perfil empreendedor podem se interessar pela carreira de representante comercial. Nessa profissão é possível explorar suas habilidades com vendas de uma maneira mais autônoma e independente. Há chances de crescimento e isso depende muito mais de você do que da empresa.

R$ 3.043,00

Hoje quem trabalha como Representante Comercial Autônomo ganha em média um salário de R$ 3.043,00.

Representante Comercial não pode ser MEI, isso porque se trata de uma atividade econômica regulamentada. Para abrir uma empresa desse tipo pode-se optar por uma ME e escolher entre Eireli ou Sociedade Limitada Unipessoal, caso o empreendedor atue sozinho.

A comissão de seu vendedor não pode ser excessiva e acabar com a margem do negócio. Produtos ou serviços de altas margens podem dar comissões maiores, mas o normal é algo entre 2,5% e, no máximo, 8%.

O representante comercial fica obrigado a fornecer ao representado, segundo as disposições do contrato ou, sendo este omisso, quando lhe for solicitado, informações detalhadas sobre o andamento dos negócios a seu cargo, devendo dedicar-se à representação, de modo a expandir os negócios do representado e promover os ...

O representante comercial: vantagens e desvantagens

  • Custo reduzido. No caso do representante comercial, a vantagem inicial é o custo. ...
  • Vínculo empregatício. ...
  • Formulação de contratos. ...
  • Rotinas. ...
  • Baixa hierarquização. ...
  • Baixa personalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Relação comercial única.

Vantagens da representação comercial

  • Redução de custos e riscos. A representação comercial é uma profissão regulamentada. ...
  • Expansão das vendas. Vender por meio de representantes é uma forma de ampliar os horizontes da sua empresa. ...
  • Atendimento otimizado. Pode ser que você até já realize vendas à distância.

O representante comercial pode ser pessoa física ou jurídica. Em ambos os casos, deve ter registro no CORE (Conselho Regional de Representantes Comerciais) do seu estado. Antes de fazer a contratação, a representada deve exigir que toda a documentação do representante esteja em ordem, incluindo o registro no CORE.

A grande característica aqui que o representante comercial não possui contrato de trabalho, não está submetido a CLT nem as leis trabalhistas. Assim, ele não possui nenhum direito trabalhista. Mas para isso, ele não possui horário de trabalho, não deve receber ordens, pode representar várias empresas ao mesmo tempo.

Se a comissão deve ser paga pelo valor total das mercadorias e na liquidação da fatura, o pagamento da comissão de representante comercial deverá ocorrer, assim, somente após a quitação da fatura e do pedido, ou seja, após a empresa receber o valor total da venda, seja ela à vista ou parcelada.

Previsão em lei
O representante comercial não pode sofrer descontos nas comissões a ele devidas, a não ser nas hipóteses legalmente previstas.

O representante comercial deve participar frequentemente de eventos, feiras e conferências, principalmente em sua área, sempre atrás de novas oportunidades. Desta forma, pode expandir sua rede de contatos, como também permanece sempre bem informado das novidades e tendências no seu ramo de negócio.