Como funciona odeio?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

As pessoas retratam o ódio apelando para emoções negativas e intensas, como o desprezo, a raiva ou o nojo, causados pela crença ou o julgamento de que o outro, o odiado, é um ser malvado e detestável. É como um estado de excitação, de fixação no odiado, e de desejos de vingança.

Psicólogos indicam que o ódio vem do medo, de ser obrigado olhar para dentro de si e lidar com todos os traumas, com a própria história, o que pode criar um senso de ameaça constante, combatido instintivamente com o ódio. Alguns neurocientistas apontaram que o amor e o ódio nascem no mesmo lugar no cérebro humano.

O que você pode fazer para parar de se odiar?

  1. Converse consigo. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Elimine a culpa. Esse “eu me odeio” é uma voz interior crítica, que não deve ser levada para o lado da culpa nem da autopunição. ...
  3. Procure exercícios e estilos de vida diferentes. ...
  4. Aceite como você é

Já o ódio tem uma duração média de 60 horas e a alegria, de apenas 35 horas. O desespero costuma durar 24 horas e o ciúme, 15 horas.

Olá, sentir raiva e ódio é um sentimento comum em todos nós, porém, pelo seu relato, o que aconteceu com você nessa escola não foi elaborado, não está resolvido emocionalmente. Sugiro que procure uma psicoterapia para que possa ressignificar, elaborar, essa situação que aconteceu. Isso seria muito importante para você!

É uma reação normal de quem se deixou levar pelo o que os outros queriam. Por isso a revolta interna, pelo vazio interno que sente, pela inutilidade que sente das relações.

Shingeki no Kyojin (Attack on titan) é um mangá mensal escrito e ilustrado por Hajime Isayama, distribuído pela editora Kodansha no Japão desde Setembro de 2009. chegando em 2020 na sua reta final.

verbo transitivo Querer mal a alguém; ter ódio ou raiva por; detestar, abominar. Sentir aversão ou repulsa a; desprezar, aborrecer profundamente.

1 amor, amizade, afeto, carinho, ternura, afeição, afinidade, estima, gosto, atração, adoração, paixão, veneração, apreciação, bem-apego, querer, inclinação, simpatia, empatia, benquerença, querença, dileção.

Freud afirma que, na origem, amor e ódio não concernem às pulsões. Ele escreve: "O ódio, enquanto relação de objeto, é mais antigo que o amor: nos primódios da origem ele tem sua fonte na recusa do mundo exterior que emite estímulos, recusa que emana do Eu narcísico" (Freud, 1915/1992: 184).

Como surge o amor e o ódio em uma relação
Isso ocorre por causa das expectativas que as pessoas nutrem em relação ao outro: quando esperança é frustrada, pode ser que o indivíduo acabe desenvolvendo rancor, raiva e até ódio.

Conheça os sinais que indicam que a pessoa te odeia

  1. Direção do olhar. Uma boa forma de descobrir se alguém gosta de você ou não é observando os olhos. ...
  2. Diferença de tratamento. ...
  3. Ser evitado. ...
  4. Emoções exageradas. ...
  5. Falta de abertura.

A resposta é sim. Há uma contradição entre amar e odiar. Porém, e nem por isso, quem tem raiva e inveja, não deseja o que despreza.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Pode estar associado a um contexto de vida complicado, estresse excessivo ou alguma alteração pontual que esteja causando sofrimento.