Como funciona o verbo ter?

Perguntado por: emendes4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

Mas atente-se a um detalhe, de extrema importância: em se tratando da linguagem escrita, prefira sempre utilizar o verbo haver no lugar do verbo ter.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Quando ele tiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão quando ele ter está errada. Tiver é a forma conjugada do verbo ter na 1. ª ou 3.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Como não há sujeito na oração, o verbo ter não pode ser flexionado, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular, mesmo que o objeto direto esteja no plural.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

Por uma razão simples: ocorrer é um verbo intransitivo, isto é, um verbo que não é empregado com complemento e que sempre tem sujeito (algo ocorre).

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.