Como funciona o varejo?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades. Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais.

A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada modelo de negócio. Isto é: varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física; atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

As lojas de departamentos vendem uma ampla variedade de mercadorias que são organizadas por categoria em diferentes seções no espaço físico de varejo. Algumas dessas categorias incluem sapatos, roupas, cosméticos, joias, utensílios domésticos, cama, mesa, banho, entre outros.

Facilidade de compra
Apesar dos produtos no varejo serem vendidos por um valor mais alto, um dos maiores benefícios está na facilidade. Afinal, é possível encontrar uma loja de varejo em qualquer lugar. Além disso, você também conta com suporte dos funcionários para atendê-lo e prestar um bom serviço.

Entre os desafios mais comuns para empresários do varejo brasileiro estão as elevadas taxas de impostos no país, que resultam em baixa lucratividade. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais exigentes.

No varejo, os produtos são vendidos em unidades ou em pequenas quantidades, de acordo com a necessidade exata do consumidor. Por esse motivo, o preço sempre será mais alto do que no atacado. É importante ressaltar que a venda realizada pelo atacadista diretamente ao consumidor final não qualifica varejo.

Por outro lado, uma das principais desvantagens do varejo é que ele tem um custo mais alto por unidade de produto, já que o comerciante compra em pequena escala e tem menor poder de negociação com os fornecedores.

O varejo comercializa por unidades, definindo os preços com base na média oferecida pelo mercado local. No varejo, os preços são mais altos, mas o consumidor final tem a possibilidade de fracionar o pagamento, através do cartão de crédito, por exemplo.

Afinal de contas, essa atividade é mesmo legal? Na prática, sim. Isso ocorre porque, apesar das diferenças entre o comércio atacadista e varejista, uma mesma organização pode vender a sua produção nas duas modalidades.

Essa é uma modalidade de negócio em que as empresas vendem de forma direta para o cliente. Nessa categoria, a comercialização de produtos é feita por um ponto de contato como um site ou uma loja física. Além disso, o comércio varejista conta com processos sistematizados, a fim de atender bem às demandas dos clientes.

O comércio varejista, por outro lado, é uma modalidade de comercialização de produtos em pequena escala. Portanto, tanto seu volume de compra como de venda são menores do que no atacado. O público-alvo do varejista é o consumidor-final, isto é, pessoa física.

2. Varejo sem loja. É o tipo de negócio que não possui loja física. Ou seja, o cliente não pode ir até o local para realizar suas compras.

Uma loja ou empresa possui uma estratégia quando conhece o seu público-alvo, o formato do seu negócio e as características que a diferenciam da concorrência. O foco principal de uma estratégia de varejo é a criação de uma vantagem competitiva sustentável.

Ao contrário do comércio atacadista, as vendas no varejo acontecem em pequenas quantidades de produtos. Por este motivo, o varejo é mais comum na vida das pessoas. Normalmente, os varejistas compram os produtos no comércio atacado, para então venderem a preços mais altos para os clientes.

no varejo, a empresa pode cobrar valores com uma margem de lucro maior. Além disso, o consumo dos clientes é mais frequente; no atacado, as compras são de muitas unidades, favorecendo fabricantes, distribuidores e revendedores; para atacarejo, os preços são mais competitivos (valores mais baixos).

A venda no atacado, por sua vez, permite um maior controle do ticket médio, possibilitando um foco maior na qualidade do produto do que no investimento em diferentes formatos de marketing. Além disso, o ponto comercial não precisa ser tão atrativo como no caso de um negócio que atende no varejo.

O principal motivo
Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.

Em termos práticos, ele afirma que o varejo corre sempre atrás da inflação. Ou seja, as empresas compram produtos por preços cada vez mais altos, mas não conseguem repassar o reajuste para o consumidor com a mesma rapidez. Por isso, segundo Barsi, o setor necessitará sempre de aporte de recursos.