Como funciona o tratamento com o psiquiatra?

Perguntado por: rteixeira7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A principal função do psiquiatra é diagnosticar o problema de seus pacientes e promover o bem-estar deles através do tratamento. Para que isso ocorra, o médico receita medicamentos e auxilia na melhora da saúde mental.

QUANTO TEMPO VOU USAR REMÉDIO PSIQUIÁTRICO ? O tempo de medicamentos pode variar de paciente para paciente, pode ser entre 6 meses a 2 anos, como no casso da ansiedade. Quadros crônicos podem necessitar de medicação de uso contínuo.

A avaliação psíquica ocorre desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa do seu comportamento, humor, comunicação verbal e atenção, entre outros aspectos. Esse exame é complementado no decorrer das consultas com diálogos, testes e questionários.

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

Como tratar o transtorno de ansiedade? Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.

Mesmo. Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.

Em geral, o acompanhamento clínico tem uma frequência mensal, e também depende da gravidade. Em casos mais graves, inicialmente, o paciente pode ter uma necessidade de vir a cada 15 dias até melhorar o surto agudo.

O médico psiquiatra, durante sua especialização, passa pelos setores de neurologia, emergências, clínica médica e outras para que possa aprender, na prática, a forma de estudar e tratar um paciente.

As medicações, para se tornarem eficazes, geralmente levam de 3 a 4 semanas ou mais. E se um medicamento não funciona nesse prazo, é preciso procurar outra linha de tratamento.

Devido à regularidade no tratamento, os psiquiatras não costumam fazer retorno, pois as consultas são longas, e a frequência mínima é mensal. O médico do Hospital Santa Mônica explica que “isso deve ser exposto para o paciente já na primeira consulta, como um contrato.

São exemplos de exames solicitados com alguma frequência na prática clínica psiquiátrica: hemograma completo, creatinina sanguínea, transaminases hepáticas, exames urinários, exames toxicológicos, dosagens hormonais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, tomografia e ressonância magnética de crânio.

Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

A solicitação pode ser feita on-line pelo Meu INSS. acesse o site do meu INSS ou baixe o aplicativo; faça o acesso clicando em 'Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha (ou crie uma conta caso não tiver);

Distúrbios de sono
Algumas pessoas sentem dificuldade para começar a dormir; outras, acordam muitas vezes durante a noite. Esporadicamente, essas alterações podem ser normais. No entanto, é melhor procurar um psiquiatra quando o sono não volta ao normal após algumas semanas.

Se ele se sente ansioso ou estressado, deprimido ou desanimado, a ajuda da psicologia poderá ser muito benéfica. Para transtornos com sintomas físicos mais evidentes, crônicos e com quadros clínicos acentuados, vale a pena a procura pela psiquiatria.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.