Como funciona o teste MBTI?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O MBTI é um teste baseado nas respostas do questionário que possui perguntas sobre situações do cotidiano, para entender como você se comportaria naquele caso, e algumas outras sobre o comportamento humano.

Uma maneira eficiente de descobrir seu MBTI é estudar as funções cognitivas, que são forças que agem sobre seu MBTI a fim de mostrar a você qual ele é. E é isso que começaremos a aprender fazendo nesse teste de autoavaliação!

INFJ

E as mais raras? Já a mais rara é a INFJ (Advogado) que é considerada presente em apenas 1% da população mundial. Outras personalidades menos presentes na sociedade são INTJ (Arquiteto) com 2% e INTP (Lógico) e ENTJ (Comandante) com 3%.

Segundo estudiosos do teste MBTI, as personalidades mais comuns são Defensor (ISFJ) e Logístico (ISTJ). Ambas presentes em cerca de 13% da população. Já a personalidade mais rara é o Advogado (INFJ), encontrado em menos de 2% da população mundial. Em seguida está o Arquiteto (INTJ), presente em apenas 2% da população.

Os 4 pilares do MBTI
Ou seja, não é possível ter uma característica e outra, mas sim uma ou outra.

O MBTI se baseia na psicologia analítica de Jung – um conjunto de ideias que, apesar da importância histórica, não foram baseadas em experimentos de laboratório e que, em muitos casos, sequer são passíveis de verificação pelo método científico. As escalas do Big Five, por outro lado, têm pilares empíricos sólidos.

INFP (introversão, intuição, sentimento, percepção) é uma abreviatura de quatro letras para um dos 16 tipos de personalidade identificados pelo Indicador de Tipo de Personalidade Myers-Briggs® (MBTI®). O tipo de personalidade INFP é frequentemente descrito como o “idealista” ou “mediador”.

O INFP é uma pessoa calma e agradável diante dos outros, eventualmente percebido(a) como tendo certa timidez. Embora demonstre essa atitude mais reservada diante dos outros, por dentro você é tudo, menos distante. O INFP tem uma capacidade de querer bem que não é encontrada nos outros tipos.

O ENTP tende a usar a imaginação com os relacionamentos sociais, com a mesma facilidade que tem para fazer relações conceituais, físicas e mecânicas. Está muito atento(a) aos acontecimentos e às possibilidades. ENTP s tendem a se dedicar a muitas coisas ao mesmo tempo e por isso são fáceis de agradar.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

ENFP e ENTP são o tipo de extrovertido aleatório, curioso e divertido. ESTJ e ENTJ são extrovertidos mais práticos, gostam de liderar. Já os ESTPs gostam muito de adrenalina, e por isso eles são o tipo de extrovertido mais descolado.

INFJ – Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador
Embora muitas vezes artísticos, criativos e complexos, os INFJs também são profundamente carinhosos e gentis.

Arquiteto: fazem o estilo mais solitário, mas também se enquadram na raridade e também são muito estrategistas, são intelectuais e ambiciosos.

"Você pode mudar de mbti com o tempo" Isso é mentira. O seu tipo nunca irá mudar, o que irá acontecer é que as suas funções cognitivas poderão amadurecer ou você pode entrar em algum loop, um típico problema com funções cognitivas.

INFP – romântico
Brincalhão e imaginativo, INFPs são os idealistas sonhadores do mundo de Myers-Briggs. No fundo, eles desejam o romance perfeito, e podem criar cenários sobre o perfeito “encontro fofo” repetidas vezes ou fantasiar sobre o parceiro ideal.

ISFP. Reservados, simpáticos, sensíveis, educados e modestos sobre suas habilidades. Demonstram discordâncias, mas não impõem suas opiniões ou valores.

Essas siglas fazem referência ao teste de personalidade Myers-Briggs, uma tipologia usada para identificar características e preferências pessoais. Ou seja, caso veja uma bio do Tinder com "MBTI: INFJ", por exemplo, significa que a pessoa está descrevendo o tipo de personalidade dela.