Como funciona o teste do cabelo no copo d'água?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Passo 1: Encha o copo com água e coloque os fios de cabelo dentro; Passo 2: Aguarde cerca de 10 minutos; Passo 3: Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram. Passo 4: Se os fios afundaram no copo com água, é sinal de alta porosidade.

Teste com copo d'água
Se o fio boiar seu cabelo precisa de hidratação; Caso o fio fique no meio do copo (nem boiar, nem afundar) você deve apostar na nutrição; Se afundar os fios precisam de reconstrução.

Cabelo boia na água
Seu fio de cabelo boiou na água? Isso indica que os seus fios estão com baixa porosidade e saudáveis. A explicação para ele não afundar é que as cutículas (parte externa) estão fechadas e não absorveram a água.

Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação; Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição; Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.

Para isso, estique bem um fio de cabelo e use o polegar e o indicador em forma de pinça para sentir a textura. Se você encontrar um nozinho ou asperezas, é sinal de que as cutículas estão abertas.

CABELOS – Em testes com amostra de cabelo, o exame toxicológico consegue detectar drogas em um período de 90 dias, e é preciso ter no mínimo 3 cm de comprimento de cabelos. Caso o motorista tenha cabelos com comprimento maior do que o mínimo necessário, a análise continuará sendo de 90 dias antes da coleta.

Como a substância é detectada no fio de cabelo? Depois que a droga é consumida, a corrente sanguínea, oleosidade da pele e a transpiração são responsáveis por levar as substâncias e depositá-las no cabelo (queratina). Conforme o cabelo cresce, as substâncias se incorporam no córtex capilar e se fixam.

Como você pode fazer a análise capilar? A análise deve ser feita por um profissional capacitado para entender as características dos seus fios e do couro cabeludo. Por isso, o ideal é procurar seu cabeleireiro para fazer o serviço ou pedir indicação de um profissional que trabalhe com essa técnica.

Como saber se o cabelo precisa de queratina? Para identificar a falta de queratina no cabelo, basta fazer um teste simples: corra os dedos indicador e polegar da raiz às pontas dos seus fios para sentir a textura. Você deve observar se os fios estão ásperos e quebradiços. O ideal é que estejam suaves e macios.

Teste do cabelo saudável

  1. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  2. Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  3. Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).

Para entender se o cabelo passou no teste de mecha, é necessário avaliar se o cabelo sofreu efeitos negativos ou não: se ele ficou quebradiço, elástico, muito danificado ou, simplesmente, se você não gostou do resultado atingido no procedimento.

“Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra. Bruna.

Se o seu cabelo estiver opaco, ressecado, sem definição e áspero, a hidratação é o que vai resolver esses problemas. Já se você estiver com muito frizz, com o cabelo desalinhado e poroso, é hora de nutrir. Caso os fios estiverem elásticos, quebradiços e fracos, o tratamento da vez é a reconstrução.

O cabelo poroso é aquele que apresenta cutículas abertas, diminuindo sua capacidade de reter água e nutrientes importantes pra manter os fios hidratados e com aspecto saudável. Esse problema resulta em frizz, pouca elasticidade e falta de brilho.