Como funciona o termômetro de coluna?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Estes termômetros caracterizam-se por serem constituídos de um reservatório de vidro cheio de líquido, em comunicação com um tubo capilar também de vidro. Uma escala é associada ao tubo, de modo que a temperatura possa ser lida em função da altura atingida pelo líquido no tubo.

Resposta verificada por especialistas
esse líquido é colocado em um tubo com uma escala termométrica. quando há a variação de calor no ambiente esse liquido se dilata fazendo com que ele suba na escala termométrica e marque o valor da temperatura no local.

O termômetro tradicional, como o de vidro, funciona por meio da dilatação do líquido de mercúrio presente na coluna de vidro. Portanto, ele tem como função medir a temperatura de ambientes ou de pessoas, como a temperatura axilar.

Uma coluna de mercúrio é usada para medir uma diferença de pressão de num aparelho colocado ao ar livre. Nesse local, a temperatura mínima no inverno é e a máxima no verão é .

Como medir febre?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Os dispositivos são munidos de sensor infravermelho, que mede a temperatura a partir do calor que emana da superfície corporal. Se não for bem posicionado, pode fazer leituras equivocadas e induzir a erros. Durante a utilização é emitido um sinal sonoro, um bipe.

No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.

A coluna de líquido se dilata pois as moléculas do elemento mercúrio se agitam, por conta do aumento de temperatura.

O termômetro e o esfigmomanômetro têm uma coluna transparente na parte interna que contém mercúrio líquido para aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, respectivamente. O mercúrio é um metal pesado que contamina o solo.

O motivo são os riscos do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. Tem um risco grande de o termômetro cair e quebrar e de o mercúrio se espalhar. Se ele for inalado, pode provocar problemas sérios de saúde.

O que acontece com o líquido de um termômetro de coluna quando é mergulhado em um recipiente contendo algo mais quente do que ele inicialmente? É ele tem seu volume aumenta ou seja a temperatura aumenta. Explicação: E aumenta de volume ou seja se expande.

Quais são os principais tipos de termômetro?

  • Termômetro de gás. Este tipo de termômetro é apto para medir a temperatura variando a pressão ou o volume de um gás. ...
  • Termômetro digital. Os termômetros digitais são mais modernos e práticos, além de serem equipados com sensores de temperatura. ...
  • Termômetro de mercúrio.

Um bulbo, fixado na parte superior do braço do termômetro de máxima e mínima , contém álcool e o outro bulbo contém um vácuo ou vapor de álcool de baixa pressão. O álcool mede a temperatura e o mercúrio indica a leitura da temperatura em ambas as escalas.

O termômetro é um instrumento que serve para medir a temperatura corporal, de objetos e até mesmo do ambiente. Para a maioria das pessoas, quando se fala nesse aparelho é comum a associação ao termômetro clínico, utilizado para determinar se uma pessoa está com febre.

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

A pressão exercida por esse fluido pode ser calculada por meio da relação clássica de pressão (P = F/A).

A temperatura corpórea considerada ideal varia entre 36º C e 36,7º C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais.

Em regra, o sinal sonoro surge quando é detetado uma estabilidade de medições consecutivas, ou seja, quando há um equilíbrio térmico entre o corpo e o sensor do aparelho.

De 37,3°C a 37,8°C – febrícula. De 37,8°C a 39,0°C – febre. Acima de 39°C – febre alta.

O termômetro infravermelho, também chamado de termômetro digital de testa, é uma alternativa conveniente, rápida e oferece baixo risco de infecção por não promover contato físico, diferentemente do termômetro de mercúrio1.

A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente. Caso a temperatura não estabilize, deve-se providenciar a calibração do instrumento em uma empresa especializada, ou a troca do termômetro.