Como funciona o tempo na Bíblia?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

O termo mais comum do hebraico para indicar o tempo cronológico era t[e (e.g., Ecl 3,1ss; Sl 102.113 [14]), esse vocábulo aparece 290 vezes no Antigo Testamento.

Saiba que tudo tem o momento certo
Ao esperar o tempo de Deus, devemos ter a certeza de que Ele nos ouve e age no momento certo. Note que o tempo não é cedo demais nem tarde demais, mas é o tempo oportuno. Ao fazermos isso, recebemos a misericórdia e encontramos a graça, através da oração.

O ano 1 a.C. foi um ano bissexto. Iniciou numa quinta-feira do calendário juliano. Foi precedido pelo ano 2 a.C. e seguido pelo ano 1 d.C., ou ano 1 da era comum, uma vez que não existiu ano zero.

A forma mais comum de contar o tempo, não só no Ocidente como na China e no Japão, era apontar os anos desde o começo do mandato dos líderes – faraós, no caso dos egípcios, cônsules e depois césares, para os romanos, magistrados atenienses, reis espartanos, e imperadores chineses e japoneses.

Há um tempo para tudo e um tempo para cada atividade debaixo dos céus: há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar, tempo de matar e tempo de curar, tempo de matar e tempo de curar, tempo de tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo ...

Ter tempo para Deus é uma questão de prioridade (Lc 14,15-24) Jesus concluiu o Evangelho com uma sentença muito dura, mas ao mesmo tempo, muito verdadeira e real: “Nenhum daqueles que foram convidados, provará do meu banquete”. Muitos convidados simplesmente se comportam com indiferença.

Por mais que descansar, espairecer, conhecer novos lugares seja algo bom, inerente à necessidade humana de experimentar e a aproveitar a vida, para tudo há um tempo adequado.

6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; 8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente.

Tudo ocorre no tempo certo, segundo a vontade de Deus, e nada foge do Seu olhar. Você provavelmente já passou pela experiência de ter se atrasado para algo muito importante, seja entregar um documento, ou chegar em algum lugar.

3) Esperar em Deus nos prepara para recebermos bênçãos maiores do que as que pedimos. – “… os caminhos do Senhor são mais altos que os nossos…” (Isaias 55.9) – Os planos de Deus são maiores do que os nossos planos. Esperar em Deus possibilita a realização de grandes coisas em sua vida.

Para viver bem é preciso saber usar o tempo, pois é nele que construímos a nossa vida. Cada momento da nossa existência tem consequências nesta vida e na eternidade. Por isso, não podemos ficar a “matar o tempo”, porque seria o mesmo que estar a matar a nossa vida aos poucos.

2021 (MMXXI, na numeração romana) foi um ano comum do século XXI que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. A sua letra dominical foi C.

Os gregos foram os primeiros a tentar datar o Ano Um. Eles pesquisaram em seus arquivos e decidiram que o Ano Um deveria estar ligado a um evento de importância cultural. Portanto o Ano Um se estabeleceu no primeiro ano que os Jogos Olímpicos foram realizados. Para nós, isso é 776 a.C., mas para os gregos é o Ano Um.

Isso porque a contagem dos anos, meses e dias no calendário gregoriano - que adotamos - começa a partir do 1. Mas para esses especialistas, o zero é fundamental. O ano seguinte ao primeiro antes de Cristo (1 a.C.) foi o primeiro depois de Cristo (1 d.C.). Por convenção, não houve o ano zero.

Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. Os anos têm uma duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos aproximadamente.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

As datas antes de Cristo são decrescentes porque utilizamos o Calendário Gregoriano que se baseou na crença cristã, dividindo o tempo histórico ocidental basicamente em dois períodos: antes e depois de Cristo.