Como funciona o Sisu gestão?

Perguntado por: rzanette6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O Sisu Gestão é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual serão ofertadas vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior participantes do Sisu.

Fui aprovado no Sisu, qual o próximo passo? Parabéns! A partir do momento e que você é aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade da universidade, e não mais do Sisu. Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato.

26/05/2023 - 16h12min
As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para garantir vaga em instituição de Ensino Superior pública serão abertas em 19 de junho. O período de inscrição foi publicado no site oficial do Sisu e terminará em 22 de junho.

O que é o Sisu 2023? Algumas pessoas não sabem o que é o Sisu. É um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não paga nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino.

É difícil passar no Sisu? Depende das opções que você fizer ao se inscrever. Em edições mais recentes, as notas de corte para os cursos mais procurados, como Medicina, Direito e algumas engenharias, têm ultrapassado facilmente os 800 pontos no Enem. Com 650 pontos dá para entrar em várias graduações pelo país.

Educação e Pesquisa

  1. Realizar o primeiro login no site do SISU. ...
  2. Confirmar seus dados. ...
  3. Pesquisar vagas disponíveis. ...
  4. Escolher os cursos desejados. ...
  5. Acompanhar a nota de corte e a classificação parcial nos cursos escolhidos. ...
  6. Receber resultado da primeira chamada. ...
  7. Manifestar interesse em participar da lista de espera.

O SISU funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU 2023 é exclusivo para participantes do Enem 2022 que não tiveram nota zero na redação.

O sistema permite que os candidatos se inscrevam em até dois cursos e instituições de ensino superior diferentes, no entanto, não é obrigatório optar por uma segunda opção. Mas, é necessário entender a importância de ocupar as duas posições, antes disso, vamos explicar como funciona o Sisu.

As instituições de ensino que ofertam vagas pelo Sisu podem adotar notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em seus cursos. Portanto, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer a um curso que exija notas ou médias mínimas, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Quem pode se inscrever no Sisu? Como dito acima, não existe nota mínima para participar do Sisu, mas é preciso atender a algumas regras. Confira: Ter realizado no último ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

"Como ver a convocação da lista de espera do Sisu?". Essa é uma das perguntas frequentes de candidatos que não foram convocados na chamada regular e manifestaram interesse em continuar no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que no primeiro semestre de 2023 promove 226.349 vagas.

Somente os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem de 2022, e não zeraram a prova de redação poderão se inscrever no Sisu, relativo ao segundo semestre de 2023.

Nesta data, abrem as inscrições para a segunda edição do Sisu 2023, o programa que permite concorrer a vagas em instituições públicas de todo o Brasil a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, as inscrição vão até 22 de junho.

Como se inscrever no SiSU 2023? As inscrições para o SiSU do 2º semestre de 2023 foram recebidas entre os dias 19 a 22 de junho. O procedimento é feito na página do SiSU. Para entrar no sistema é necessário a conta gov.br.

A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.