Como funciona o sistema de telefonia?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A telefonia fixa é transmitida por meio de um aparelho que fica ligado a outro telefone ou a uma central de condutores metálicos. O equipamento é composto por circuitos de conversação que se encarregam da voz e também por um circuito de marcação que é associado às chamadas telefônicas.

Quando de um celular se chama um telefone comum, a central transfere a ligação para a rede normal, que encaminha a chamada. Muitas vezes, mesmo' em uma ligação entre celulares, o sinal pode passar pela rede telefônica comum para facilitar sua transmissão.

Um sistema de Telefonia Móvel Celular típico é composto basicamente da Central de Comutação e Controle (CCC), das Estações Rádio-Base (ERB's) e das Estações Móveis (EM's).

O PABX é uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que ele permite a conexão direta com outras linhas internas, inclusive sem fio, por meio de ramais.

Isto pode ocorrer de quatro formas principais:

  • a) por contato direto.
  • b) por sinalização parácrina (em curta distância)
  • c) endócrina (em longa distância)
  • d) autócrina (emissão e recepção ocorrem na mesma célula).

comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual.

Atualmente, o sistema operacional mais utilizado nos celulares é o Android.

A infra-estrutura básica para o funcionamento de equipamentos e serviços de telecomunicações consiste de prédios, torres de transmissão, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema de aterramento e pára-raios, sistema de ar-condicionado (refrigeração) e sistema de energia.

O termo “celular” foi escolhido porque cada torre e seu mapa de cobertura pareciam uma célula biológica. Acabou que os aparelhos que operam nesse tipo de rede sem fio passaram a ser chamados de telefones celulares.

  • PABX Analógico. Um dos primeiros tipos de PABX a ser criado, o modelo analógico ainda se encontra em utilização em muitas empresas. ...
  • PABX Digital. A primeira evolução do modelo analógico foi, justamente, a implementação de algumas tecnologias online. ...
  • PABX VoIP. ...
  • PABX Híbrido. ...
  • PABX Nuvem (Virtual)

Como já falamos, os principais sistemas operacionais móveis atuais são o Android e o iOS. Eles estão presentes não só em smartphones, mas também em tablets.

Em um sistema CDMA, um sinal de banda estreita é multiplicado por um sinal espalhamento que consiste numa seqüência de código pseudo-ruído que ocorrem numa taxa maior que a dos dados do sinal modulado. CDMA usa estas seqüências de código como meio de distinguir entre comunicações individuais.

Tecnologia mobile nada mais é do que toda tecnologia que permite a mobilidade do seu usuário, sem perder o contato com a tecnologia. Logo, celulares, tablets, notebooks e demais aparelhos eletrônicos portáteis podem ser considerados parte da tecnologia mobile. Contudo, a tecnologia mobile vai bem além do hardware.

O PBX é confiável, seguro e oferece alta qualidade de chamadas, mas tanto a configuração inicial quanto a manutenção do sistema são caras. Enquanto isso, o VoIP é muito flexível e escalável, além do custo de manutenção da estrutura ser muito menor do que com as linhas tradicionais.

O PABX virtual combina a transmissão de voz por meio da internet (VoIP) com a tecnologia, armazenamento e processamento em nuvem (Cloud), sendo uma das soluções de telefonia mais modernas do mercado. Como o próprio nome sugere, o PABX virtual não necessita de infraestrutura física e opera 100% em nuvem.

No PABX analógico, o ramal necessita de cabeamento e aparelho telefônico para funcionar. No virtual, o ramal é desvinculado de linhas de telefonia, já que funciona por meio de aplicativo, adaptador de telefone analógico e telefone IP, podendo ser usado de qualquer lugar, desde que haja internet.

Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.