Como funciona o sistema de DDA?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Como funciona o sistema de pagamento DDA? Quando um boleto é gerado no CPF de um cidadão brasileiro, incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco. A cobrança é lançada diretamente na conta do devedor, mesmo que o credor do débito seja outro banco.

Atualmente, esse prazo é de até seis dias úteis após o registro. Para não esquecer os compromissos, você verá um aviso sobre boletos novos ou com vencimento próximo quando acessar sua conta na internet ou nos Terminais de Autoatendimento.

Boletos registrados em seu CPF que não forem pagos até o vencimento podem impactar negativamente no seu score de crédito.

O DDA é um serviço totalmente gratuito. Nenhum banco está autorizado a fazer uma cobrança adicional para liberar este benefício.

Atente-se aos nomes no boleto
Boletos registrados em Débito Direto Autorizado (DDA) no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador e que tenham como beneficiário um nome não reconhecido pelo responsável em fazer o pagamento devem acender um alerta.

O DDA - Débito Direto Autorizado é mais uma inovação desenhada e implementada pela FEBRABAN e os bancos associados para contribuir com maior produtividade e eficiência o sistema.

Um dos principais motivos para a fatura de alguns cartões de crédito não aparecerem no DDA está no fato que algumas administradoras emitem boletos registrados no CPF do consumidor, mas não especificam o valor.

Ou seja, se você ou seu cliente deseja que seja excluído do DDA, será necessário entrar em contato com o próprio banco para retirar, pois não temos acesso para alterar essa informação.

Somente o Banco responsável pelo cadastramento poderá efetuar a exclusão, ou seja, o BB só poderá efetivar a exclusão dos cadastros realizados pelo BB, quando o cadastro é realizado por outro Banco o cliente deverá o procurar os Bancos onde possui relacionamento como pagador eletrônico e solicitar a exclusão.

O DDA é a apresentação eletrônica do boleto. O débito automático é o pagamento das contas de concessionárias e de serviços previamente contratados e debitados diretamente na sua conta, na data de vencimento.

Como funciona o DDA na Efí? Todos os boletos e carnês feitos pela Efí possuem o nome, CPF ou CNPJ do devedor. Isso quer dizer que todos são boletos registrados. Se o seu cliente tiver o DDA ativo na conta dele, assim que o boleto for registrado, ele vai receber a opção de pagar por esse meio.

A mensalidade do condomínio, o plano de saúde e a escola são alguns dos boletos que podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). São cobranças de empresas privadas.

Como usar. Seus boletos registrados são encaminhados automaticamente para o seu celular via SMS. Além dos dados – como a data de vencimento e o valor – você recebe dois códigos: um para agendar o pagamento e outro para pagar na hora. O Bradesco envia a primeira mensagem antes da data de vencimento da conta.

DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado. Essa função permite que você visualize todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ, tirando a necessidade de tê-lo em papel. Conseguir rastrear todas essas contas em seu nome permite também um maior controle de suas finanças.

O banco onde você paga o boleto (que oferece o DDA) não é responsável pelos boletos que aparecem lá. A responsabilidade é do banco emissor e, em última instância, da empresa ou organização que solicitou a emissão do boleto. E você pode obter essas informações na própria tela do DDA.

Enquanto no débito automático a conta é debitada todo mês na data escolhida, no DDA você, inicialmente, apenas visualiza os boletos emitidos em seu CPF e CNPJ e, caso queira, é possível realizar o pagamento antes mesmo da conta física chegar até você.

Como consultar créditos e financiamentos feitos no seu CPF

  1. Faça login no Registrato. No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
  2. Faça a consulta em “Empréstimos e financiamentos” Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
  3. Gere o relatório.

O DDA – Débito Direto Autorizado é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes, pessoas físicas e jurídicas, sejam recebidos eletronicamente por intermédio do Bradesco.

Ao enviar o boleto para outra pessoa pagar, não tem como rastrear quem pagou. Você precisaria de um boleto identificado pra isso.

Acesse o app PagBank e clique em Pagar Contas; Selecione a opção Buscador de Boletos (DDA); Na lista de boletos, clique no ícone de configurações (área superior direita) e selecione Cancelar Boletos Digitais (DDA).

Em caso de cobrança não reconhecida pelo DDA ou divergências de valores o consumidor deve entrar em contato com o emissor do boleto bancário para contestar a cobrança.