Como funciona o sistema capitalista?

Perguntado por: ecruz3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares: economia de mercado; propriedade privada; acúmulo de capital.

As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade. Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade.

O que é Capitalismo? O Capitalismo é um sistema econômico no qual o principal objetivo se dá pela obtenção do lucro e da proteção da propriedade privada. O acúmulo de capital, tanto pelos governos quanto pelos indivíduos, é representado na forma de bens e dinheiro.

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.

Leia mais:

  • Sistema Primitivo. ...
  • Sistema Asiático. ...
  • Sistema Escravista. ...
  • Sistema Feudal. ...
  • Sistema Capitalista. ...
  • Sistema Socialista.

capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico majoritário no mundo atual.

Capitalismo

Considerado por muitos como o sistema político e econômico vitorioso, especialmente por conta do fato de que ele vigora na maior parte dos países ao redor do mundo e é o sistema que impera nos países mais importantes do mundo, o Capitalismo tem algumas características básicas.

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

O capitalismo no Brasil vem, desde o período escravocrata, se caracterizando como um caso histórico de desigualdade social extrema. A renda média de 1 por cento de brasileiros mais ricos era, em 2016,102 vezes maior do que a renda média da parcela mais pobre.

Apesar de os Estados Unidos (EUA) terem apresentado retração no PIB de 1,6% no primeiro trimestre de 2022, ele ainda ocupava o 1° lugar no ranking, sendo a maior economia do mundo.

São os três pilares do capitalismo:

  • economia de mercado;
  • propriedade privada;
  • acúmulo de capital.

Fases do capitalismo

  • Capitalismo comercial. O Capitalismo Comercial alavancou-se graças ao início da formação do sistema capitalista e a consequente expansão do comércio internacional no contexto da Europa. ...
  • Capitalismo Industrial. ...
  • Capitalismo Financeiro.

São características do capitalismo a propriedade privada, o acúmulo de riquezas, a divisão da sociedade em classes, o trabalho assalariado e a economia de mercado baseada na demanda e procura.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CAPITALISMO E SOCIALISMO
Negativo: é mais propício a geração de desigualdades econômicas (ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres); individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.

Ultimamente a humanidade tem comprovado os reflexos, tais como aquecimento global, elevação dos oceanos, mudanças climáticas, escassez de água entre muitos outros.

Há um certo consenso entre os estudiosos de que o capitalismo está hoje em sua terceira fase – capitalismo financeiro -, as duas primeiras foram comercial e industrial.

O capitalismo beneficia a todos que estão na condição de consumidor. Enquanto o indivíduo está puramente na condição de trabalhador e empreendedor, o capitalismo é exigente e nem sempre recompensador. Se o empreendedor e o trabalhador estão no ramo errado, então o capitalismo será inclemente.

As evidências ficam ainda mais explícitas: para reduzir a pobreza é necessário ter liberdade econômica. E liberdade econômica pressupõe livre comércio e livre iniciativa. A divisão do trabalho em escala global e a especialização da mão-de-obra são as características mais intrínsecas ao capitalismo global.