Como funciona o sinal de infravermelho?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. Por esse motivo, essa radiação não pode ser percebida pelo olho humano.

Por ser uma onda eletromagnética não necessita de um meio para se propagar, pode se deslocar no vácuo com a velocidade da luz.

O sensor de infravermelho detecta o calor e não a luz, o que possibilita seu funcionamento no período noturno, pois ele independe da luz em espectro visível.

Essas ondas propagam-se na velocidade da luz (3,0 x108 m/s) e não necessitam de um meio para propagar-se.

O que é o infravermelho? A tecnologia é basicamente o que diz o nome: ela transmite dados usando radiação infravermelha. O infravermelho tem uma baixa capacidade de transmissão, tornando o processo de compartilhamento de arquivos e dados bastante lento.

O controle remoto é dotado de um circuito integrado com chip, que detecta o momento em que você aperta o botão, transforma o comando em um sinal inteligível e o transmite através de um led infravermelho (aquele situado na extremidade do controle) para o sensor da TV.

Tecnologia IR (infravermelho).
A luz infravermelha está na faixa invisível do espectro eletromagnético. Um controle remoto IR (o transmissor) envia pulsos de luz infravermelha que representam códigos binários específicos. Estes códigos binários correspondem a comandos, como: liga/desliga e aumentar o volume.

Cobertura de policarbonato garante o bloqueio da radiação infravermelha.

A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.

A radiação infravermelha é uma radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é maior do que o da luz visível, e por conseqüência não é visível para os seres humanos. O nome significa "abaixo do vermelho" (do latin infra, "abaixo").

A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor.

Esse tipo de radiação vinda do Sol não causa grandes efeitos sobre o organismo humano, pois visto que sua energia é baixa, seu poder de penetração na pele também não é grande, atuando principalmente na parte superficial na forma de calor. Porém, em excesso, pode causar queimaduras.

Aponte o sensor infravermelho na parte superior do dispositivo para o aparelho doméstico e siga as instruções na tela para adicioná-lo ao seu controle remoto. Depois de adicionar o aparelho, basta tocar em para controlá-lo remotamente.

Do ponto de vista de aplicação, como também de instrumentação, o espectro no infravermelho é convenientemente dividido em infravermelho próximo (near infrared, NIR, de 780 a 2500 nm), médio (mid infrared, MID, de 2500 a 50000 nm) e distante (far infrared, FAR, de 50000 a 106 nm).

A radiação infravermelha é produzida a partir da excitação de cargas elétricas. Por isso, ela é associada à temperatura de um corpo. Um exemplo do funcionamento desse tipo de luz é quando alguma pessoa aproxima a mão de algum objeto aquecido e sente o calor.

Geralmente, o alcance das transmissões por infravermelho é de, no máximo, cinco metros e suas ondas não atravessam corpos sólidos. As vantagens do infravermelho estão no baixo custo dos componentes de transmissão e no fato de a tecnologia não sofrer interferências de aparelhos elétricos próximos.