Como funciona o sinal analógico?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Resumindo, o analógico é um sinal que é caracterizado pela variação contínua de suas grandezas em um determinado espaço de tempo. Exemplos de sinais analógicos podem ser encontrados por toda natureza. Até mesmo o som de nossa própria voz pode ser representada como algo análogo a esse formato.

O sinal analógico de TV é formado por um sinal contínuo que varia em função do tempo, ou seja, um sinal que não apresenta quebras de valores.

Diferenças entre sinal analógico e digital
Basicamente, o sinal digital é mais confiável e estável, consistindo em uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos e fantasmas na TV, muito comuns no formato analógico.

31 DE DEZEMBRO DE 2023

SINAL ANALÓGICO DEVE SER DESATIVADO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2023. - Prefeitura Municipal de Chopinzinho / PR.

PARA QUEM TEM TV DE TUBO (ANALÓGICA)
Basta conectar um conversor digital na entrada de vídeo composto de seu televisor por meio de um cabo RCA. Por fim, conecte uma antena UHF, que dependendo de onde sua residência está localizada, poderá ser interna ou externa.

Um sinal elétrico analógico é aquele que varia no tempo de forma contínua, enquanto que um sinal digital aparece sob a forma de dígitos, isto é, valores traduzidos por códigos ou números.

Existem dois tipos principais de sinais analógicos:

  • Tensão (0 à +10Vcc, -10 à 0Vcc ou -10 à +10Vcc);
  • Corrente (0 à 20mA ou 4 à 20mA).

O conversor analógico-digital (frequentemente abreviado por conversor A/D ou ADC) é um dispositivo eletrônico capaz de gerar uma representação digital a partir de uma grandeza analógica, normalmente um sinal representado por um nível de tensão ou intensidade de corrente elétrica.

Para ter direito a esse benefício, é preciso estar inscrito em programas sociais e contar com uma antena parabólica tradicional funcionando na residência. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a maior parte das capitais do Brasil já comportam a tecnologia 5G.

Compactação do sinal: na transmissão analógica, os sinais não podem ser comprimidos ou compactados, tal como ocorre na transmissão digital.

A TV analógica, que usa tecnologias mais antigas de transmissão de dados, atinge uma resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD. Além disso, o sinal digital é mais estável e confiável, sem chuviscos ou fantasmas na imagem.

Os sinais binários são convertidos em um sinal analógico equivalente por meio de uma referência e, em seguida, o sinal resultante pode passar por um filtro e por um amplificador. Quanto a saída analógica esta pode ser uma tensão ou uma corrente mais a maioria dos conversores D/A possuem uma saída na forma de tensão.

Sinal Digital é uma sequência discreta (descontínua) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.

Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que são representadas na forma analógica. Em sistemas analógicos, as quantidades físicas podem variar ao longo de uma faixa contínua de valores.

A secretaria de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações do governo Lula terá algumas missões importantes para serem executadas em 2023. A primeira delas é o desligamento da TV analógica, cujos canais precisam sair do ar até o final do ano, e iniciar o processo de implementação da TV 3.0.

Até o final de 2023, o sinal da TV analógica vai ser trocado pelo digital em todas as cidades do país. Segundo o ministro Fábio Faria, cerca de 75% da população já tem acesso à TV digital, enquanto mais de três mil pequenos municípios ainda não têm acesso.

Sinal da antiga parabólica está previsto para ser desligado no começo de 2024 porque é muito próximo da faixa de frequência usada pela internet 5G, o que pode resultar em interferências.

O primeiro passo para descobrir se uma TV tem o conversor digital é procurar se ela possui o selo “DTV”. Se possuir, com certeza é digital. Se você não achar esse selo, mas o aparelho for de LED, LDC ou plasma e foi fabricado após o ano de 2010, provavelmente seja digital.

Confira as dicas a seguir para evitar esse tipo de problema.

  1. Verifique a antena/parabólica externa.
  2. Prefira o sinal digital.
  3. Mantenha os cabos bem conservados.
  4. Escolha cabos coaxiais adequados.