Como funciona o Sig@?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O Que é o SIG@? O SIG@, é uma plataforma que oferece acesso à informação de forma segura por meio de um processo rígido de autenticação de usuários. O SIG@ possui disponibilidade 24 horas por dia 7 dias da semana.

Um sistema de informação é composto por cinco componentes, que são: recursos de software, recursos de hardware, recursos de rede, recursos de dados e recursos humanos.

Os SIGs são sistemas cujas principais características são: “integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e de cadastro urbano e rural, imagens de satélites, redes, dados e modelos numéricos de terrenos; combinar as várias informações, através de ...

Exemplos de SIG são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e o GPS. Cada uma dessas três ferramentas tem uma função específica. O Sensoriamento Remoto é um conjunto de técnicas utilizado para a captação de imagens por meio de sensores de satélites, acoplados de equipamentos fotográficos e scanners.

Os dados espaciais, em SIG, têm dois formatos primários (arranjo de dados para armazenamento ou apresentação): raster/matricial e vector/vetorial. O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas.

O SIG pode ser aplicado em diversos locais, como no sensoriamento remoto, no planejamento ambiental, no ordenamento territorial e no tratamento de dados colhidos.

Um SIG, enquanto ambiente computacional, é composto pela seguinte estrutura hierárquica: interface com usuário; entrada e integração de dados; funções de consulta e análise espacial; visualização e plotagem; e a gerência de dados espaciais (armazenamento e recuperação de dados).

Os SIGs podem ser utilizados para auxiliar o gerenciamento de infra-estrutura, logística, administração de frotas e diversas outras tarefas relacionadas a transporte, sendo também muito útil no monitoramento de ferrovias e rodovias.

O Sistema de Informações Gerenciais da Ebserh (SIG) é o sistema integrado de gestão que provê informações gerenciais para o suporte à tomada de decisões e ao planejamento estratégico da empresa.

O SIG realiza operações com dados vetoriais e matriciais (imagens "raster"), enquanto os CAD's se limitam a trabalhar com dados vetoriais. O CAD é usado para desenhos de caráter técnico que variam desde projetos de aviões até projetos de circuitos integrados, podendo ser usado para geração de cartas.

A maioria dos SIG utiliza o modelo relacional, baseado na estruturação dos dados em tabelas, onde cada linha ou registro corresponde a um elemento geográfico representado graficamente na camada. As colunas ou campos correspondem aos atributos dos elementos.

Uma possível desvantagem da implementação de um sistema de informação gerencial é a falta de autonomia do trabalhador. Os colaboradores podem se sentir constantemente monitorados, gerando um clima de desconfiança.

Os principais produtos gerados pelos SIGs são os MAPAS, mas também são geradas importantes informações por meio de GRÁFICOS e RELATÓRIOS (textos, tabelas).

Quais os componentes do SIG? É possível dizer que o SIG é formado por quatro componentes básicos que trabalham em conjunto: o hardware, o software, os dados e as pessoas.

Um exemplo de SIG seria um software de gestão para empresas de diversos portes que reúna dados e informações importantes para o negócio. Desse modo, os usuários conseguiriam, no mesmo lugar, realizar o controle financeiro, ajustar o fluxo de caixa, centralizar informações sobre vendas e gerenciar o estoque.

Sistema de Gestão Integrada – o que é?

  1. 1 – Otimizar a gestão. ...
  2. 2 – Mais controle e agilidade nos processos. ...
  3. 3 – Mais qualidade de informações. ...
  4. 4 – Redução de Perdas. ...
  5. 5 – Melhoria na tomada de decisões.

Funções Básicas:
compartilhamento de hardware entre usuários; compartilhamento de dados entre usuários; gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída; tratamento e recuperação de erros.

Os tipos de dados que um algoritmo pode manipular são: dados numéricos, dados literais e dados lógicos. Vamos conhecer cada tipo e compreender de que forma cada um deles pode ser utilizado.

Principais tipos de dados

  • Dados numéricos. O tipo inteiro (integer) O tipo float.
  • Dados alfanuméricos. O tipo string. Áspas triplas.
  • Operações básicas com strings.
  • Listas.