Como funciona o Rivotril sublingual?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

A apresentação sublingual possui uma absorção e um início de ação mais rápidos. Seu pico de concentração no sangue ocorre em alguns minutos e o efeito dura horas”, conta a médica. Mas o tempo exato depende da sensibilidade e do metabolismo da pessoa.

Além de se apresentar no mercado como uma solução oral (o famoso “clonazepam gotas” que nomeia o nosso artigo), o medicamento também pode ser encontrado na forma de comprimidos simples (que devem ser ingeridos com água) e comprimidos sublinguais, que devem ser colocados abaixo da língua.

O clonazepam ou Rivotril age rapidamente. Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

Material:

VantagensDesvantagens
Facilidade de administração.Número reduzido de medicamentos disponíveis para administração sublingual.
Rapidez na absorção.Utilizada em pacientes conscientes.
Método não invasivo para administração.
Baixo custo financeiro.

COMPRIMIDO SUBLINGUAL
Se após alguns minutos o paciente sentir um gosto amargo é sinal que o comprimido ainda não foi completamente absorvido e deve permanecer retendo a saliva por mais algum tempo; após a completa dissolução do medicamento, engolir a saliva e só então beber água.

Como cortar o efeito do clonazepam? Para minimizar ou acabar com os efeitos do clonazepam, é fundamental buscar apoio de um profissional da saúde. A interrupção do tratamento com Rivotril nunca deve ser feita por conta própria e nem de forma repentina. Converse com o seu médico.

Esse aumento da ação do GABA torna o Rivotril, e outros benzodiazepínicos, muito úteis no tratamento dos distúrbios de ansiedade, pois ele age diminuindo a ansiedade, reduzindo a frequência das crises e inibindo o sentimento de medo.

Colocar o comprimido sublingual debaixo da língua para ser dissolvido na saliva e absorvido por pelo menos, 3 minutos, sem ser deglutido. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. A dose de Rivotril® depende da doença resposta clínica, idade e tolerabilidade.

Quanto tempo dura o efeito do Remédio? Em comprimidos, sublinguais ou solução oral, o Rivotril tem efeito rápido, levando de 30 a 60 minutos para começar a atuar no organismo. O efeito perdura até 8 horas em adultos e 12 horas, em crianças.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Tomar café e depois precisar de Rivotril para dormir não faz o menor sentido. Pacientes com pressão alta, palpitação e doenças cardíacas precisam avaliar a segurança do uso e a quantidade. Suspender por completo é algo extremamente improvável, mas o abuso pode causar arritmias e aumentar a pressão.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

O clonazepam pode eventualmente causar dependência química e psicológica devido à forma como age no Sistema Nervoso Central (SNC). Por ser uma substância que diminui a atividade do SNC, com o tempo, o paciente desenvolve o aumento da ação excitatória, para compensar.

Um dado inédito de uma pesquisa sobre o uso de psicotrópicos na Região Metropolitana de São Paulo revelou que médicos estão receitando remédios como o Rivotril como único medicamento para pacientes com depressão. O problema é que o sedativo é apenas auxiliar no tratamento da doença e deve ser usado em poucos casos.

Assim como qualquer remédio, a via sublingual também tem as suas desvantagens. Uma delas é o sabor, que costuma ser menos agradável para os pacientes. Mas é comum essas medicações terem e deixarem um gosto desagradável na boca. Além disso, nem todo remédio pode ser feito por essa via.

sublingual; • Absorver a medicação de forma mais rápida; • Administrar medicamento que é inativado pelo suco gástrico.