Como funciona o repolho roxo como indicador de pH?

Perguntado por: elopes5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O extrato de repolho roxo demonstrou modificação em sua coloração tanto em meio ácido como alcalino. Assim em produtos, cujo meio é levemente ácido com pH próximo de seis, predomina uma coloração lilás, e em meio fortemente ácido com pH próximo de dois a coloração predominante é vermelha.

É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.

O repolho roxo contém pigmentos, as antocianinas, que são capazes de alterar sua estrutura e, consequentemente, coloração de acordo com o meio ácido ou básico em que se encontram.

As antocianinas é uma classe de pigmentos dos flavonoides na forma de sais do cátion flavílico, que absorvem na região visível num comprimento de onda compreendido entre 465 a 530 nm (ALBARICI & PESSOA & FORIM, 2006) Sua principal função é a proteção dos vegetais contra a luz ultravioleta, possui como benefício à saúde ...

Indicadores ácido-base são substâncias que, na prática, nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. Quanto mais ácida uma solução, maior a quantidade de íons hidrônio (H3O+) e menor o pH. Por outro lado, quanto menor a concentração dessa espécie, a solução é básica e o pH é elevado.

Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. Indicador ácido-base: são naturais, um exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado em sua casa. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, mas quando o pH muda sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.

Os extratos obtidos em álcool 25% nas condições de pH6,0/oxigênio/escuro obteve melhor desempenho, e maior saturação da cor, mantendo-se estável em 21 dias. Portanto o repolho roxo apresentou-se como uma fonte natural de corante vermelho em meio ácido. Palavras-chave: Antocianinas.

Durante o processamento dos alimentos, as antocianinas podem sofrer reações de degradação por efeito da temperatura, variações do pH, efeito da luz, presença de oxigénio e por reação com outras espécies presentes na matriz. Estas reações levam a alteração da cor dos alimentos e das suas propriedades biológicas.

**O extrato de repolho roxo funciona como indicador de pH pois é uma substância rica em antocianinas.

De forma geral, um indicador é uma pontuação ou uma métrica que pode ter um significado específico para a gestão da empresa. É com base nessas informações que os empreendedores devem planejar suas decisões. Se você não sabe avaliar os resultados de sua empresa, não tem como saber como está o seu desempenho.

É uma tarefa bem simples e que pode ser obtida de duas maneiras. - Coloque uma folha de repolho roxo em um litro de água no liquidificador, batendo bem até que o suco fique com uma cor uniforme; - Em seguida, o suco deve ser coado (filtrado). - Pronto, a solução filtrada é o seu indicador de pH!

Uma pessoa estava preparando uma salada que continha repolho roxo. Ao temperála com vinagre, ela percebeu que a solução acumulada no fundo da saladeira apresentava uma coloração avermelhada. No entanto, após a adição de “sal”, estranhamente, a solução ficou azulada.

antocianinas

As antocianinas compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água do reino vegetal. Dentre os vegetais ricos em antocianinas, o repolho roxo (Brassica oleracea) detém elevada concentração deste pigmento, tornando-se uma matéria prima apropriada para extração de corante natural.

Essas reações levam a uma configuração estrutural das antocianinas em que, conforme se aumenta o pH, ocorre uma diminuição do número de ligas duplas conjugadas, que são responsáveis pelo aumento nos máximos de absorção das substâncias, pela protonação do cátion flavilium (RAMOS et al., 2000).

As antocianinas naturalmente sofrem mudanças de cor de acordo com o pH do meio, as cores variam dependendo do grau de acidez ou de alcalinidade da substância testada. O extrato de repolho roxo de acordo com o esperado demonstrou alteração em sua coloração de acordo com o meio a que foi condicionado.

A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).

O repolho roxo – assim como muitas plantas – possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

Søren Peter Lauritz Sørensen

O termo "pH" foi introduzido em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas na Carlsberg.

Quanto menor o PH, maior a concentração desses íons. O índice e, consequentemente a influência do PH, pode variar de acordo com a composição e a temperatura em questão. Em nosso organismo não é diferente, o PH varia conforme a concentração de sais, ácidos, metais, etc.

Colheita do Repolho e Rendimento por Hectare
Como regra geral, o período do semeio até o transplante vai de 18 a 38 dias. Na maior parte das variedades, os repolhos estão prontos para serem colhidos de 75 a 88 dias após o transplante. Existem variedades muito precoces que podem ser colhidas 55 dias após o transplante.