Como funciona o religação de água?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Fazer a solicitação de religação é simples. Porém, é necessário que o solicitante siga algumas orientações para proceder ajustes nos imóveis, como, por exemplo, o acesso livre ao local da instalação, aprovação de orçamento, informar se haverá mudança de local da ligação e pagamento ou parcelamento de débitos.

As concessionárias de serviços públicos, como as fornecedoras de água e energia elétrica, serão proibidas de cobrar taxas ou tarifas dos consumidores para religar ou restabelecer o serviço.

Para agilizar o processo, o usuário pode procurar atendimento presencial na Unidade de Saneamento mais próxima ou por Videochamada, mediante agendamento, e apresentar o comprovante de pagamento da dívida ou solicitar a religação através dos canais listados abaixo.

A obrigação de pagar reinstalação de luz, água e gás são do inquilino e ao final do contrato antes de devolverem as chaves os mesmos deverão solicitar o desligamento.

Lacre Anti-fraude Vermelho para Hidrômetro de 3/4 Polegada.

Caso a conta esteja em atraso, depois de 30 dias, a água já pode ser cortada. É o que prevê a lei 8987/95. Porém, antes do corte de água, o consumidor precisa receber um aviso com 15 dias de antecedência. Portanto, o recomendado é que a conta seja paga o quanto antes para ninguém ficar sem o abastecimento.

A Lei Estadual 9.323/2011 prevê que, além do prazo de 30 dias para o aviso do corte, as concessionárias não podem suspender seus serviços sem a presença de um morador da residência, apenas após o atraso de 60 dias no pagamento da fatura ou de duas faturas vencidas.

A partir de agora todos os clientes da Sabesp também podem solicitar serviços pelo WhatsApp. Para isso, basta salvar nos contatos o telefone (11) 3388-8000.

O texto proíbe a cobrança de taxa, tarifa ou qualquer outra modalidade de contraprestação para a realização de desligamento, religação e restabelecimento dos serviços essenciais de saneamento básico de água e esgoto.

Quem faz qualquer intervenção no hidrômetro, como quebra de lacre, ou perfuração da cúpula, onde os infratores colocam objetos para segurar os ponteiros do relógio impedindo o registro de consumo, respondem inquérito judicial por dano ao patrimônio e furto de água.

Taxa mínima não pode ser cobrada após corte de água e gera indenização. A Agência Nacional de Águas (ANA) autoriza a cobrança de tarifa mínima pela disponibilização do serviço de água. Todavia, quando há corte no fornecimento, não há custo de disponibilidade, razão pela qual é indevida qualquer exigência a esse título.

Para ter seu abastecimento normalizado, o usuário terá que pagar a tarifa de religação no valor de R$ 66,04 e multa de R$ 210,46.

Podem solicitar o serviço, imóveis residenciais e comerciais registrados como pessoa física. Cabe ressaltar que para acionar a religação de água, é necessário que o imóvel com a ligação cortada não possua nenhum débito ou irregularidade e não necessite de troca de titularidade.

Existem alguns sinais que podem indicar que a água foi cortada, como a ausência de água nas torneiras e mudanças no fluxo e pressão da água . Outras formas de saber se a água foi cortada é através da verificação da conta de água, que pode apresentar problemas de cobrança , ou entrando em contato com a concessionária.

Mesmo que o proprietário não seja quem consumiu a água e sim um inquilino, a cobrança é efetuada do responsável legal do imóvel, não sendo possível transferir tais débitos.

O novo inquilino tem direito a religação da energia da unidade consumidora em 24 horas após a mudança da titularidade, necessitando apenas a apresentação do contrato de locação, identificação do novo titular, número da unidade consumidora e declaração da carga instalada.

Tubete Cego para corte do fornecimento de água é um dispositivo para ser acoplado junto a uma das extremidades do Hidrômetro (substituindo o Tubete existente), com acoplamento e engaste para arruela de vedação (guarnição) em uma das extremidades e rosca padrão de tubulação na outra extremidade.