Como funciona o regime de competência?

Perguntado por: sveloso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Nele, eles são feitos durante o período de competência de receitas ou de despesas efetuadas. Na prática, isso significa que os registros contábeis são contabilizados na hora em que são consumados.

No regime de competência, a receita bruta é baseada no valor do faturamento das notas fiscais. Assim, a apuração é fácil e objetiva. No regime de caixa, a receita bruta é baseada na escrituração do livro caixa ou das contas "caixa" e "bancos" no livro razão.

Reis (2007) esclarece que o regime de competência é aquele em que as receitas, as despesas e outras operações do setor público são reconhecidas e apropriadas ao exercício pela ocorrência do respectivo fato gerador e que o fato gerador da despesa é o consumo efetivo, imediato ou de longo prazo, de bens e/ou serviços nas ...

O regime de competência torna os processos mais eficientes e proporciona uma visão de longo prazo das finanças dos negócios. O controle financeiro da empresa é uma das muitas preocupações dos gestores. Além da manutenção do caixa, é preciso lidar com as obrigações tributárias das empresas rurais.

Os 3 principais tipos de competências são: técnicas, comportamentais e funcionais.
...
Exemplos de gestão por competências

  1. Competências técnicas. ...
  2. Competências comportamentais. ...
  3. Competências funcionais.

Ao contrário do regime de caixa, que pode subestimar receitas e despesas, o de competência permite enxergar um quadro mais real da empresa. Observe que, no regime de caixa, a empresa teve lucro. Entrou mais dinheiro do que saiu. No regime de competência, houve prejuízo.

O Regime de Competência está definido pelas Resoluções CFC nº 750/93 e na NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, item 22, aprovada pela Resolução CFC nº 1.121/08.

vantagem: ele é mais simples e demonstra exatamente o que a empresa tem em caixa, permitindo o gerenciamento da liquidez (capacidade de honrar os compromissos). Se a empresa não receber suas vendas, o imposto também deixa de ser devido; desvantagem: dificuldade para mensurar o resultado operacional da empresa.

Somente Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) podem utilizar este tipo de serviço, além de ser optante do Simples Nacional. A empresa que já está em atividade deve optar pelo regime quando calcular os valores relativos ao período de apuração (PA) de novembro, com efeitos para o ano seguinte.

O Princípio da COMPETÊNCIA determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da OPORTUNIDADE.

Apenas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte podem optar pelo Simples Nacional: Microempresa (ME): até 360 mil reais de faturamento nos últimos 12 meses. Empresa de Pequeno Porte (EPP): de 360 mil reais a 4,8 milhões de reais de faturamento nos últimos 12 meses.

Os Estados têm a competência legislativa e administrativa reservada, isto é, tudo o que não lhes for vedado pela Constituição da República pode ser por eles regulado pela via legal ou regulamentar. Essa competência, como acima se viu, pode ser comum com a União e os Municípios (na forma do art.

1- Competência Privativa que significa as atribuições legais próprias, que são basicamente de legislar sobre assuntos de interesse local.

Uma das diferenças é que a competência exclusiva (art. 21) não pode ser delegada (indelegável) e a competência privativa, ao contrário, poderá ser delegada, por exemplo, para os Estados, quando estes poderão elaborar lei específica sobre matérias que seriam de competência única da União.

A noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica.

O regime de competência é importante porque é o modelo oficial da legislação brasileira para declaração de imposto de renda, é capaz de organizar as finanças de empresas de qualquer porte e é utilizado para prever o futuro financeiro da empresa.

As 4 competências básicas de um profissional de sucesso

  • Conhecimento. Essa lição está ligada a todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.

Compartilhe

  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. ...
  • Competência 1: Dominar linguagens (DL) ...
  • Competência 2: Compreender fenômenos (CF) ...
  • Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) ...
  • Competência 4: Construir argumentação (CA) ...
  • Competência 5: Elaborar propostas (EP)

O regime de caixa é utilizado para registrar todas as receitas, custos e despesas que entram ou saem do caixa da sua empresa. Neste regime, as informações devem ser registradas no momento em que o pagamento ou recebimento ocorrem de fato e não quando são negociadas, compradas ou vendidas.

O lucro é um resultado proveniente do regime de competência, representado normalmente pelo relatório de Demonstração do Resultado (DR). O Saldo de Caixa é um resultado financeiro, mede o quanto a empresa tem de dinheiro ou o equivalente disponível em determinado período.

O Lucro Presumido é um regime tributário que utiliza uma fórmula simplificada para o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL). Nele, a Receita Federal presume que um percentual de faturamento é lucro e faz o cálculo do imposto em cima dessa margem.