Como funciona o processo infeccioso?
O processo infeccioso envolve: o agente infeccioso, as fontes de infecção, o hospedeiro e o processo de transmissão. O agente etiológico responsável pela infecção é o ser vivo que é capaz de penetrar, alojar-se e multiplicar-se no hospedeiro, espoleando-o e causando-lhe enfermidades.
Como o agente infeccioso entra no organismo?
A transmissão pode se dar pelo contato de um indivíduo com outro através de relação sexual, placenta, pele ou secreções corporais, através de mordedura de animais ou picadas de insetos. Pode ocorrer transmissão também através de uma fonte de água que abastece uma localidade, por exemplo.
O que é o período infeccioso?
Infeccioso, período
Período de tempo durante o qual infectados são capazes de transmitir a infecção para qualquer hospederio susceptível ou vetor com os quais entre em contato. Note que o período infeccioso pode não ser necessariamente associado com sintomas da doença.
Como é o ciclo de uma doença infecciosa?
Uma doença infecciosa é caracterizada pelos sinais, sintomas e as alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas decorrentes das lesões causadas pelo agente infeccioso e pela resposta imune do hospedeiro. Ocorre destruição de tecidos e manifestações clínicas e patológicas.
Como tratar processo infeccioso?
Como dito, o tratamento da infecção é realizado segundo o agente causador. Por exemplo, infecções causadas apenas por bactérias devem ser tratadas com o uso de antibióticos, infecções causadas por fungos são tratadas com administração de antifúngicos.
Qual é o agente infeccioso?
Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.
O que é infecção infecciosa?
Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.
O que a infecção pode causar?
Como qualquer outra infecção, irão surgir sintomas como febre, calafrios, diarreia e vermelhidão no corpo. Mas esses sinais podem não ser tão evidentes ou típicos de infecções. As contaminações podem provocar também dores de ouvido, congestão nasal e ardência ao urinar.
Qual é a diferença entre infecção e inflamação?
A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.
O que é o período de incubação de uma doença infecciosa?
Período de incubação: intervalo de tempo que varia desde a exposição ao agente infeccioso até o primeiro sinal ou sintoma da doença.
Quais são os seis componentes do ciclo de infecção?
Ela é composta por seis elementos, que devem estar presentes para que ocorra a infecção: agente infeccioso, fonte, porta de saída, forma de transmissão, porta de entrada e hospedeiro suscetível.
Quais os fatores contribuem para o surgimento de uma doença infecciosa?
Fatores de virulência. Aderência microbiana. Resistência aos antimicrobianos. Defeitos nos mecanismos de defesa do hospedeiro.
Como é possível diagnosticar um processo infeccioso?
Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.
Qual é o modo de transmissão?
A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados (fômites).
O que é uma fonte de infecção?
Fonte da Infecção ou Reservatório é o local onde o agente infeccioso se encontra. Pode ser uma pessoa, um objeto, um ambiente, etc.
Onde vive e se multiplica um agente infeccioso?
Reservatório: Qualquer pessoa, animal, artrópode, planta, solo ou matéria inanimada, onde normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso e do qual depende para a sua sobrevivência, reproduzindo-se de maneira que possa ser transmitido a um hospedeiro susceptível.