Como funciona o primeiro período da faculdade?

Perguntado por: ifigueiroa8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O primeiro período – ou semestre – na faculdade é cheio de expectativas e ansiedade, afinal, é uma experiência nova, onde o estudante vai conhecer um ambiente diferente, interagindo com pessoas e aprendendo temas e assuntos no curso de graduação.

As faculdades privadas podem começar o semestre letivo a partir de fevereiro de 2021. A data exata muda de acordo com a instituição, por isso é bom dar uma verificada no local onde você quer estudar, pois pode haver adiamento.

As aulas do primeiro semestre vão até o mês de junho e em algumas instituições as provas finais podem ser aplicadas até o mês de julho. Já no segundo semestre do ano as aulas das faculdades geralmente iniciam no mês de agosto e suas aulas, geralmente, vão até o mês dezembro.

No geral, não é possível trancar a matrícula no primeiro semestre, embora exista casos específicos que são avaliados pela coordenadoria da instituição, como afastamento por problemas de saúde.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

Quantas matérias o aluno pode reprovar? Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Limite de 5 disciplinas por período (regra introduzida arbitrariamente)

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida: não há nenhum ponto negativo no ingresso de um estudante em curso no segundo semestre. Nesses casos, as graduações funcionam exatamente da mesma maneira do que as opções oferecidas no começo do ano letivo.

Academicamente, não há mudanças em começar o curso no início ou meio do ano, porém é comum que você consiga melhores possibilidades financeiras nessa época, como bolsas, descontos ou vantagens econômicas. Muita gente pensa que entrará já “com o barco andando”, mas não necessariamente.

Muitos estudantes acreditam que para ingressar no ensino superior, é preciso fazer isso logo no início do ano. Porém, o que eles não sabem, é que começar uma faculdade no segundo semestre é possível e pode trazer diversas vantagens.

O ano acadêmico é separado em 2 semestres, outono e primavera. O semestre de outono geralmente começa entre o final de agosto e o início de setembro e dura até meados de dezembro.

4 anos (8 semestres)

bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note ...

Tradicionalmente, cursos de graduação presencial têm férias curtas entre julho e agosto e um pouco mais longas em dezembro e janeiro.