Como funciona o prato feito?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O prato executivo, prato feito ou o famoso “PF” é uma refeição caseira já montada no prato, sem a opção do cliente escolher ou montar seu próprio prato, como no self-service. Seu principal diferencial em relação às outras opções de almoço no cardápio é o fato de ter um preço mais acessível e ser uma refeição completa.

O que vem em um prato feito? Um prato feito típico é comumente composto por arroz, feijão, uma proteína — como carne, frango, peixe ou ovo —, legumes e salada. Contudo, a riqueza cultural do Brasil também se reflete na gastronomia, fazendo com que o prato feito apresente diversas variações regionais.

Segundo a prefeitura, os beneficiários foram informados por WhatsApp, SMS e e-mail sobre a mudança. Em caso de dúvidas, o trabalhador informal atendido pelo programa pode procurar a secretaria no telefone ou WhatsApp, no número (21) 96957-9381, ou pelo Instagram @pratofeito.

Quando montarmos um prato, devemos dividi-lo em três partes: - 50% deve ser reservado para os alimentos reguladores: hortaliças A e B (verduras e legumes); - 25% deve ser composto por alimentos construtores: proteínas; - 25% deve conter alimentos energéticos: carboidratos, como a mistura de arroz e feijão.

No Cartão Prato Cheio, são nove parcelas mensais para a família comprar alimentos.

Beneficiários afirmam que não foi dito que as recargas do cartão, que oferece R$ 242 no quinto dia útil do mês, só aconteceriam por um prazo.

O benefício tem que ser solicitado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A cada concessão, a família precisa passar por um atendimento socioassistencial na unidade em que o cartão foi pedido. Dos 13.809 novos beneficiários, 5.847 são pessoas que nunca receberam o Cartão Prato Cheio.

Primeiro, há muito pouca salada - duas ou três folhinhas de alface. Segundo, há muita quantidade de arroz - em torno de duas escumadeiras, quando o ideal seria de 3 a 4 colheres de sopa. A carne também é muito gordurosa".

Um prato é um tipo de utensílio, normalmente côncavo e circular, cuja finalidade principal é acomodar os alimentos a serem consumidos. Podem ser feitos de vários materiais: porcelana, plástico, vidro, papel revestido com plástico, barro revestido a vidro, e ocasionalmente de madeira ou pedra.

No Brasil, o tradicional PF pesa 841 gramas.

A inscrição será feita exclusivamente através de um formulário online, que pode ser acessado clicando aqui . Após o acesso ao formulário, informe o Número de Inscrição Social ( NIS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para consultar se você está elegível para o Programa.

Basta que o trabalhador se cadastre na plataforma digital, devendo inserir seu número de CPF ou NIS, para saber se está elegível. Serão pedidos seus dados de moradia atual (endereço, CEP e bairro) e contato (telefones e/ou e-mail).

O Cartão Prato Cheio atende, atualmente, 100 mil famílias, com ciclo de nove meses de pagamento do benefício. Para saber se foram contemplados e onde buscar o cartão, os cidadãos devem acessar o site GDF Social, colocar CPF e data de nascimento de quem foi cadastrado.

O artigo 39 inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que cobrar pelos restos de alimentos não consumidos é abusiva. Ortiz ressalta que esse tipo de cobrança é indevido e que os responsáveis podem ser multados caso insistam nessa prática.

A resposta é não! De acordo com o artigo 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor é ilegal e trata de práticas abusivas. Ou seja, caso o consumidor frequente um restaurante e se depare com tal cobrança, ele pode, por direito, fazer uma denuncia ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.

Vamos direto à resposta: a margem de lucro ideal de um restaurante é qualquer número que esteja entre 10% e 15%. Há, ainda, casos de estabelecimentos extremamente bem geridos nos quais essa margem chega a 20%, mas estar entre os primeiros números citados já significa que seu restaurante está financeiramente saudável.

Um prato saudável para o almoço deve incluir alimentos fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Na prática, esse prato pode incluir opções como arroz ou macarrão (carboidratos), carnes ou ovos (proteínas), legumes, verduras e frutas (fibras, minerais e vitaminas) e azeite (gorduras)..