Como funciona o plano de carreira dentro da empresa?

Perguntado por: oapolinario . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O plano de carreira é o conjunto de caminhos e objetivos profissionais que um colaborador pode percorrer dentro de uma empresa. Ele serve para determinar quais são as posições hierárquicas de uma corporação e quais são as competências necessárias para poder alcançar determinada posição.

Conheça 6 passos para estruturar o Plano de Carreira para a sua empresa e as equipes que a compõem:

  1. Identifique a visão de futuro de seus colaboradores. ...
  2. Descubra os pontos fortes e fracos. ...
  3. Trabalhe as forças. ...
  4. Minimize as fraquezas. ...
  5. Estabeleça metas. ...
  6. Aplique avaliações periódicas.

Eis a diferença: o plano de cargos e salários é o documento que organiza a estrutura interna de funções e salários, enquanto o plano de carreira traça o caminho para cada colaborador caminhar, orientando-o.

O plano de carreira pode ser visto como o possível caminho que cada colaborador percorrerá dentro de uma organização. Ele oferece, de forma objetiva, os benefícios que cada um pode obter à medida que consegue atingir novos patamares dentro da organização.

Plano de carreira é um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados durante a trajetória profissional. Como o nome sugere, é um plano a longo prazo que delimita o caminho a ser seguido por uma profissional, buscando atingir um determinado objetivo, que pode ser um cargo ou aumento, por exemplo.

Algumas empresas adiantam informações sobre esse planejamento desde o momento da entrevista de emprego, para que as pessoas contratadas já saibam de suas responsabilidades na construção da própria carreira de acordo com as possibilidades oferecidas.

Quais são os 6 tipos de plano de carreira?

  1. Plano de carreira em Y. ...
  2. Plano de carreira em W. ...
  3. Plano de carreira em linha. ...
  4. Plano de carreira horizontal. ...
  5. Plano de carreira paralela. ...
  6. Plano de carreira em rede.

3 passos para montar um plano de carreira

  1. 1 – Estabeleça objetivos.
  2. 2 – Desenhe um plano de ação.
  3. 2 – Desenhe um plano de ação.
  4. 3 – Tenha disciplina durante a execução.
  5. 3 – Tenha disciplina durante a execução.
  6. 3 – Tenha disciplina durante a execução.

Os principais elementos de um bom plano de carreira são o crescimento hierárquico, o aumento da remuneração, as possibilidades de capacitação e os benefícios que a empresa oferece de acordo com o desempenho. A seguir você entende melhor cada um destes pontos.

5 estratégias para oferecer uma gestão de carreira eficiente

  1. Seja transparente na comunicação com os funcionários. ...
  2. Acompanhe o desempenho da equipe. ...
  3. Estabeleça planos de carreira padronizados. ...
  4. Incentive o aprendizado e a qualidade de vida. ...
  5. Redobre os cuidados no processo de seleção.

As três estruturas mais usadas para planos de carreira são: em linhas, em rede e em paralelo.

O papel principal do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de softwares de gestão, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.

O plano de cargos e salários é a definição das funções, requisitos e remuneração de uma empresa. Esse plano tem como objetivo organizar e padronizar os cargos internos e garantir competitividade salarial em relação ao mercado.

O plano de cargos e salários deve ser feito por um gestor junto com o setor de Recursos Humanos.

A lei não contempla a obrigatoriedade de homologação. Porém, sem a devida homologação, as empresas ficam à mercê do artigo 461 da CLT. Importante ressaltar que a quase totalidade das empresas não homologam e não possuem planos homologados, aí incluindo-se, empresas públicas.

Como montar um plano de carreira em 6 passos

  1. Busque a opinião dos funcionários. ...
  2. Defina os caminhos para a progressão. ...
  3. Estimule o aperfeiçoamento e invista em treinamentos. ...
  4. Tenha metas claras e processos claros. ...
  5. Aposte no feedback e na reavaliação. ...
  6. Sobre a implementação.

O sucesso pode ser encontrado nas mais diferentes trajetórias profissionais — independentemente de área de atuação, é preciso se atentar à forma como elas são construídas. Por isso, há a necessidade de entender os conceitos de carreira horizontal e vertical.

Resposta verificada por especialistas
O plano de carreira deve ser elaborado com objetivos de médio e longo prazo, pois dessa forma será mais fácil de analisar o estado atual com o estado desejado, e caso haja mudanças ele também poderá ser alterado.

Júnior é uma pessoa recém-formada com menos de 5 anos de experiência, pleno geralmente possui uma especialização e o nível de experiência varia entre 6 e 9 anos e sênior é alguém que já está pronto para assumir a liderança de equipes e projetos.