Como funciona o PIX parcelado para quem recebe?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Basta fazer uma transferência parcelada com seu cartão pra a sua própria conta. Assim, você recebe os recursos e paga depois. A mesma estratégia serve para o Pix Saque e Troco. Dessa forma, você pode parcelar o pagamento e consegue sacar os recursos imediatamente com os estabelecimentos participantes.

Como vimos, o Pix Parcelado implica na cobrança de taxas e encargos para quem envia a transferência. Sendo assim, é essencial entender o custo total da operação para avaliar se é vantajoso usar essa modalidade. Pois, muitas vezes, o pagamento por Pix dá direito a um desconto no valor de um produto ou serviço.

Em 2022 o Nubank liberou uma nova função, que permite fazer PIX parcelado. Assim, mesmo sem ter saldo na sua conta você consegue realizar pagamentos e pagar suas contas em dia.

Por exemplo, se você fizer um Pix de R$ 100 parcelado em 4 vezes, com 2% de juros ao mês, você irá pagar o total de R$ 108. Como as regras e taxas variam conforme a instituição financeira contratada, é fundamental checar quanto será cobrado em juros antes de parcelar seu Pix.

O funcionamento do Pix Parcelado é simples:

  1. O cliente escolhe a opção de Pix Parcelado e finaliza o pagamento da 1ª parcela na hora da compra.
  2. Automaticamente o Parcelamento é criado.
  3. O cliente receberá as cobrança por email e WhatsApp conforme o prazo de pagamento escolhido.

Bradesco

Atualmente os clientes podem encontrar o Pix Parcelado nos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Mercado Pago, Digio (banco digital do Bradesco), PicPay e Nubank.

Com o pix parcelado, as empresas podem oferecer uma nova forma de pagamento que pode atrair mais clientes e aumentar as vendas. Além disso, o parcelamento pode ser uma opção interessante para compras de maior valor, que podem ser divididas em várias parcelas sem comprometer o orçamento do cliente.

Sim, dá para fazer Pix no crédito. Mas não em todos os bancos. Neste caso, o valor precisa estar dentro do seu limite, vem acompanhado de juros e aparece, depois, na sua fatura. Entre os bancos que oferecem Pix com cartão de crédito, estão Nubank (primeiro a lançar essa modalidade no Brasil), PicPay e Santander.

Primeiramente, para pedir um empréstimo por pix é necessário ter uma conta aberta em uma instituição bancária, e aderir à modalidade para ter acesso a sua chave. Esse procedimento pode ser feito por meio de aplicativos ou plataformas móveis, conforme a disposição do banco escolhido.

Pix com cartão de crédito em carteira digital
Baixe seu aplicativo preferido. Realize o cadastro. Insira os dados do cartão de crédito nas opções de pagamento. Selecione a opção enviar Pix.

Vender parcelado pelo PicPay

  1. Acesse o menu “Pagar”;
  2. Toque em “Cobrar” e clique em “Cobrar por link”;
  3. Digite o valor da cobrança e clique em “Compartilhar link”;
  4. Envie o link para o cliente.

Já o Pix no crédito é a possibilidade de fazer transações via Pix usando o limite do cartão de crédito. Ou seja, a cobrança também chega na sua fatura e há possibilidades de parcelamento – como é o caso do Pix no crédito do Nubank, por exemplo.

Basta definir o valor que deseja parcelar e efetuar o pagamento da taxa de 3,99% (de utilização do cartão de crédito) sobre o total da transação, além de 3,99% por parcela. Será possível realizar o parcelamento em até 12 vezes, mas isso depende do total da transação.

O que tem chamado a atenção das investigações policiais são os chamados “Agiotas Pix”. Com a facilidade da contratação de empréstimos ilegais online, que caem instantaneamente na conta das pessoas, além da falta de limites por operação, eles vão ganhando força e atraem cada vez mais clientes.

Para isso, é necessário realizar o cadastro pelo site oficial ou pelo app. Logo após, o aplicativo vai checar as informações fornecidas e, com tudo certo, apenas por ter realizado o cadastro você receberá um valor diretamente na conta, então essa é uma boa forma de ganhar Pix agora.