Como funciona o picloram?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O Picloram tem um dos maiores períodos de atividade residual em solo, e permanece no solo por cerca de 20 a 300 dias, podendo ser detectado no solo mesmo depois de 3 anos da aplicação na área. Isso impede o cultivo de espécies não-tolerantes a ele, como a soja, que apresenta injúrias em caso de cultivo na área.

INSTRUÇÕES DE USO: O 2,4 D (240) + Picloram (64) SL é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de touças de eucalipto na reforma de áreas florestais.

auxinas

Este produto com base de ingrediente ativo Picloram pertence as auxinas sintéticas (mimetizadores de auxina), do grupo do ácido piridinocarboxílico (Grupo O), segundo classificação internacional do HRAC (Associação Brasileira de Ação à Resistência de Plantas Daninhas a Herbicidas).

Opção 1 Herbicida: Padron ou similar (picloram, 240 g/L). Dose: 4% (800 mL diluídos em 20 L de água). Adjuvante: não necessita de adjuvante e corante. Opção 2 Herbicida: Plenum (fluroxipir, 80 g/L + picloram, 80 g/L).

TORDON é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de eucalipto na reforma de áreas florestais.

Já herbicidas, como picloram e imazapyr, apresentam efeito residual no solo e podem chegar em até 3 anos o intervalo para plantio de culturas sensíveis como algodão, tomate, batata e soja. O herbicida imazaquin, em anos secos, pode afetar a cultura do milho na safra seguinte (mais de 300 dias após a aplicação).

Aplicar de 3,0 a 7,0% (misturar de 3,0 a 7,0 L do produto em 97,0 a 93,0 L de água), aplicando-se 200 a 250 mL por touça.

*Mantido em 24 horas para as situações de aplicações individuais nas plantas que se quer eliminar.

glifosato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”. Até hoje, glifosato, paraquat, glufosinato e diquat foram sempre considerados os “quatro grandes” herbicidas de todos os tempos.

De misturas com Picloram

MarcaComposiçãoFabricante
Manejo*2,4-D amina, 120 g/l Picloram, 40 g/lDow Agrosciences
Tordon* 2,4-D 64/240 BR2,4-D amina, 240 g/l Picloram, 64 g/lDow Agrosciences

246 dias

Ensaios de campo têm apontado uma persistência média de 90 dias. No entanto, variação de 20 a 300 dias é registrada (Figura 1), dependendo das condições ambientais. Figura 1 – Residual de picloram, em área experimental, 246 dias após a aplicação.

Segundo Neivaldo Cáceres, engenheiro agrônomo e Mestre em solos e nutrição de plantas, o melhor herbicida para as pastagens é a própria forrageira. Para isso, ela precisa se desenvolver em solo bem adubado para crescer vigorosa e, assim, inibir o surgimento das plantas daninhas.

O 2,4-D e o Picloram controlam plantas infestantes eudicotiledôneas, ou seja, plantas com folhas largas. Seu uso tem se popularizado devido à eficiência no controle da Buva (Conyza bonariensis, planta invasora que causa problemas nas plantações de trigo, soja, milho, dentre outras).

A concentração indicada no rótulo correspondente à dose de 1 l/ha é de 0.1 l (100 ml) para 100 litros de água.

Modo de Aplicação: -Primeiramente corta-se as plantas daninhas no nível do solo e faz-se a aplicação do PIQUE 240 SL no tronco/caule até o ponto de escorrimento, imediatamente após o corte; -Em troncos mais grossos, antes da aplicação, corte o caule em cruz para uma maior absorção do produto.