Como funciona o patrocínio da Nike?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O atleta recebe um valor bastante significativo acertado durante determinado tempo, ou vitalício (Casos de Ronaldo Fenômeno e a Nike) e passa a ser visto pelo mercado como um verdadeiro embaixador mundial da marca participando de eventos, dando nome à linhas de produtos, etc.

A Nike atua de forma proativa procurando atletas para representar a marca, mas não abre processos seletivos, testes e também não aceita pedidos de patrocínio. Dessa forma, o melhor caminho para ser patrocinado pela Nike é se destacando no esporte e atraindo a atenção da marca.

Contrato milionário
No acerto que tem com a seleção brasileira, a Nike paga US$ 35,5 milhões (R$ 190 milhões na cotação atual) por ano à CBF.

No Brasil, apenas o Corinthians é patrocinado pela marca, e recebia cerca de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões. Recentemente, assinaram um novo vínculo válido até 2027, e o clube irá receber R$ 25 milhões em luvas pelo novo negócio.

A Nike tem contrato vitalício com Ronaldo Fenômeno, com quem trabalha desde 1994. Somente ele e mais quatro atletas possuem este tipo de acordo com a fornecedora. Lebron James, Michael Jordan e Cristiano Ronaldo são os outros nomes com vínculo sem término com a Nike.

Faça uma análise dos custos do evento
Nesse caso, é preciso definir pacotes que ajudem a atingir esse total. Estabelecer uma cota de patrocínio de R$ 2 mil ou R$ 5 mil, por exemplo, não é indicado. Em vez disso, vale a pena pensar em cifras como R$ 25 mil, R$ 50 mil e até R$ 200 mil.

Oportunidades de vendas
Umas da metas para empresas que investem em patrocínio é comprovar o aumento do número de vendas. Para mostrar valor ao patrocinar eventos, alguns negócios precisam ter um retorno financeiro através desse tipo de ação até mesmo dentro do evento.

4 principais vantagens de patrocinar eventos

  1. Reconhecimento da marca. Estar presente no evento como patrocinador possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes. ...
  2. Relacionamento. ...
  3. Geração de Leads. ...
  4. Fechar vendas.

Neymar tem média de 0,50 gol por jogo com chuteiras da marca alemã. Na Nike, que usou dos 13 aos 28 anos, a média era de 0,62 gol por jogo (veja o números detalhados no fim desta matéria).

O que é um embaixador de marca? O embaixador é como um influenciador “fixo” e sua atuação acontece na geração de valor e fixação da marca para o público. Por isso, ele deve verdadeiramente estar envolvido com os valores e objetivos da instituição que está representando.

Definição de patrocínio
Patrocínio ocorre quando uma empresa paga para um evento ou uma entidade não-lucrativa e oferece apoio, em troca de propaganda ou outro benefício.

A Nike tem contrato vitalício com Ronaldo Fenômeno, com quem trabalha desde 1994. Somente ele e mais quatro atletas possuem este tipo de acordo com a fornecedora. Lebron James, Michael Jordan e Cristiano Ronaldo são os outros nomes com vínculo sem término com a Nike.

O contrato tinha vencimento até 2025 e, depois de uma renovação estabelecida em 2017, passou a valer até 2029. A Nike combinou o pagamento de R$ 25 milhões em luvas pela assinatura do novo contrato.

Para início de conversa, de acordo com a CBS Sports, Cristiano Ronaldo acertou um contrato vitalício com a Nike, recebendo cerca de 20 milhões de doláres por ano, cerca de R$ 104 milhões.

De acordo com reportagem da ESPN Brasil, a CBF recebe da Nike atualmente US$ 35,5 milhões (R$ 187,8 milhões pela cotação atual) por ano. É quase o dobro do que a Adidas paga para patrocinar a Argentina (cerca de US$ 20 milhões ou R$ 105,8 milhões).

Pelo novo compromisso, o clube prevê receber R$ 75 milhões no primeiro ano, enquanto receberia R$ 40 milhões pelos termos anteriores. O acordo do Flamengo com a Adidas iria até 2023. O novo contrato foi feito retroativo para substituir o anterior, iniciando em abril de 2021 e se encerrando em 2025.

Além de liderarem entre as marcas esportivas, Nike e Adidas são as duas únicas desse segmento a aparecerem no ranking das 50 empresas globais mais inovadoras. A norte-americana ocupa o 12º lugar geral, enquanto a alemã é a 35ª da lista. Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma.

Dessa forma, a Nike se irritou e entrou com uma ação judicial contra o clube, alegando que o vínculo terminava apenas em junho de 2009. Sendo assim, durante o processo, o Fla ficou atuando sem a logo da empresa, com apenas três pontos de interrogação ao lado do escudo. Siga Yago Martins no Twitter.

A Nike informou nesta sexta-feira (28) que encerrou seu contrato em 2020 com o atacante brasileiro Neymar porque ele se recusou a cooperar com uma investigação sobre acusações de agressão sexual feitas contra ele por uma funcionária da empresa.