Como funciona o parcelamento automático da fatura?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Assim, quando a fatura chegar, se o valor total não for pago até a data limite, a diferença entre o valor pago e o valor total entra no rotativo. Parece uma operação inofensiva, mas por muitos anos essa modalidade de crédito causou sérios problemas para muita gente.

Assim, o Parcelamento Automático tem como objetivo oferecer uma solução para você parcelar o saldo remanescente do crédito rotativo com juros menores e prazos diferenciados que contribuirão para sua organização financeira.

Sim, você pode cancelar um parcelamento automático. Mesmo que previsto em contrato, o cliente não tem obrigação de aceitá-lo e pode escolher não usá-lo. Para isso, é necessário entrar em contato com o banco ou instituição financeira do seu cartão de crédito e solicitar o cancelamento.

O parcelamento automático da fatura vale a pena quando o cliente identifica que não poderá arcar com o pagamento integral da fatura, acrescido de todos os encargos financeiros. Pois, assim, é possível sair do crédito rotativo, que incide juros mais elevados sobre o total do saldo devedor.

O parcelamento fixa uma taxa de juros, normalmente inferior ao do crédito rotativo, e permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo mais longo. Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas.

O comprador faz uma compra usando o cartão de crédito e escolhe a opção de parcelamento. O valor da compra é dividido em parcelas mensais, com juros cobrados pelo banco emissor do cartão de crédito. O valor das parcelas é debitado automaticamente da conta do comprador todo mês.

Como dito anteriormente, o parcelamento no cartão de crédito é uma maneira de pagar a prazo uma aquisição utilizando o limite dado pela operadora do cartão. Assim, em vez de você pagar à vista por alguma mercadoria, você pode pagar esse mesmo valor em parcelas reduzidas.

Não existe a possibilidade de cancelamento do contrato de parcelamento de fatura. A melhor opção, caso você queira quitar todo o parcelamento, é realizando a antecipação de todas as parcelas restantes do seu contrato.

4) Para saber se o débito automático está ativo em seu parcelamento deve-se consultar o extrato, essa informação consta logo em seguida das informações das parcelas: 5) É importante também o contribuinte consultar o seu próprio extrato bancário para ter certeza que ocorreu o débito da parcela.

Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela. Você consegue descobrir o valor mínimo a pagar, fazendo esta continha: Valor total da fatura x 0,15 = valor mínimo.

Parcelar a fatura do cartão de crédito é uma opção, como dissemos, para as situações emergenciais, em que não é possível pagar o valor total da dívida. Ela é válida, por exemplo, como uma alternativa ao crédito rotativo, que costuma ter taxas de juros muito mais elevadas.

É possível cancelar o parcelamento do cartão de crédito? Se você entrou no rotativo e o banco fez o parcelamento automático da sua fatura do cartão de crédito, saiba que é possível cancelar esta operação. Para isso, entre em contato com o seu banco e faça a solicitação alegando que deseja pagar o total.

Para que você cancele uma compra parcelada em seu cartão de crédito, você precisará primeiro informar a loja em que fez a compra, que deseja o cancelamento. Ao cancelar uma compra parcelada no cartão de crédito, você vai receber também o estorno equivalente às parcelas que já foram pagas.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Parcelamento do Simples Nacional com Dívida Ativa
O parcelamento será cancelado automaticamente com a falta de pagamento de 3 parcelas (consecutivas ou não) ou então 2 parcelas, quando todas as outras tiverem sido quitadas e a última estiver vencida. Neste último caso citado, o que for pago será descontado da dívida.

Boleto pago antes da data de vencimento da fatura
Como o débito automático é feito apenas na data de vencimento da fatura, o sistema identificará que o pagamento foi feito antecipadamente. Neste caso, o débito automático não será realizado.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

O limite de crédito diminui de acordo com o valor da parcela. Utilizando o mesmo exemplo acima, como a compra de 300 reais foi parcelada em três vezes sem juros de 100 reais, o valor do seu limite passa de 700 para 600 reais, já quem neste caso, é o valor da parcela que diminui o limite.

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.