Como funciona o pagamento do Sodexo?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

O auxílio-alimentação é pago por meio de um único cartão para os benefícios de alimentação e refeição, com a possibilidade de transferência de saldo entre as carteiras, desde que a funcionalidade esteja habilitada pelo empregador, de acordo com as necessidades ou preferências do usuário (o que não é permitido no PAT).

A cada mês, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta bancária, na qual o colaborador tenha vínculo na Caixa Econômica Federal. Esse benefício só poderá ser sacado dentro de algumas circunstâncias, previstas por lei, como na aposentadoria, por exemplo.

O vale alimentação é entregue apenas por in natura, através de cestas básicas, cartão ou vale e, por ter a contratação de terceirizados, é descontada uma taxa do salário do colaborador, como consta em regra na CLT.

Entretanto, é possível sacar dinheiro no sodexo quando se trata da modalidade cartão sodexo Multi, mas para isso, o saque deve ser habilitado pelo empregador. Para fazer o saque é simples: basta ir até um caixa eletrônico do Banco 24hrs, inserir o cartão e digitar a senha.

90 dias

Conforme informado em nosso contato, o cartão permanece ativo por um período de 90 dias contatos a partir da ultima recarga, após esse período o mesmo é bloqueado em sistema mas você pode realizar a liberação do cartão em nosso atendimento via URA, ligando 3003-5083 (capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800 728- ...

Assim como a legislação determina que o tamanho do vale-alimentação não deve superar os 20% do salário, o desconto do vale-alimentação também não pode ser superior a 20% do salário-base do empregado.

Após definir o valor diário, basta multiplicar pela quantidade de dias úteis no mês, em média 22 dias de trabalho. Faça orçamento gratuito de Vale Refeição para sua empresa.

O detalhamento da forma de execução desses benefícios, pode estar em legislação própria como no caso do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Uma dessas regras é a possibilidade de desconto do benefício por motivo de faltas do funcionário.

Programa de Alimentação do Trabalhador
Além de garantir as vantagens do programa governamental, a empresa também garante uma alimentação mais saudável e variada aos funcionários, aumentando a produtividade e o desempenho deles ao investir no bem-estar e na boa alimentação.

De acordo com a lei, se a empresa fornecer o vale-refeição, o desconto no holerite do funcionário não pode passar de 20% do valor do benefício concedido.

Pagamento do vale-refeição
Entretanto, não há regras para os trabalhadores do setor privado sobre que dia tem que pagar o vale-refeição. Mesmo assim, o valor costuma ser pago com antecedência, a partir do acordo estabelecido em contrato.

Saldo não utilizado em 60 dias poderá ser sacado
Outra mudança trata do saque do saldo não utilizado do VR ou VA. Se o trabalhador não gastar o valor do benefício em 60 dias, ele pode retirar o valor em dinheiro, e aí gastá-lo como quiser.

O PAT limita a participação financeira do trabalhador no custo do benefício a 20%. Vamos colocar em exemplos: suponha que você ganhe R$ 100,00 de vale-alimentação. Dessa forma, o empregador pode descontar até R$ 20,00 do salário do funcionário.

O cartão de gestão de frotas da Sodexo é aceito na maquininha Sysdata e, também, nos TEF/PDV dos parceiros SITEF e D-TEF.