Como funciona o pagamento de RPV na Justiça Federal?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de até sessenta dias após sua expedição para a efetivação do depósito em favor do beneficiário do crédito.

Resposta: Informações sobre pagamento de precatórios ou RPVs podem ser consultadas na página Precatórios, do TRF2, clicando no link Consulta ao público.

A partir de agora, o pagamento de RPV pode ser sacado diretamente pelo beneficiário sem necessidade de uma decisão judicial de transferência e o cidadão que fizer jus a esse pagamento deve se dirigir, preferencialmente, à agência da Caixa onde tenha conta, ou àquela que fique mais próxima de sua residência, portando ...

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

Qual o prazo para pagamento do RPV ou precatório? O Requisitório de Pequeno Valor (RPV), utilizado para pagamentos de valores até 60 (sessenta) salários mínimos, tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para pagamento, a contar da data de protocolo no Tribunal.

até 48 horas úteis

Portanto, esta é a minha dica final: tenha como meta que seu prazo enquanto advogado, para repassar o dinheiro ao cliente, é de até 48 horas úteis.

certidão online de inscrição da sociedade junto à OAB; certidão de CNPJ; documento original de identificação do sócio (sacador) com foto e cópia simples para autenticação na própria agência bancária; comprovante de residência com validade não superior a 90 dias (não são aceitas contas/faturas de celulares).

Caixa Econômica Federal

Todas as agências da Caixa Econômica Federal estão efetuando pagamento de RPVs e precatórios, independentemente do valor, com ou sem alvará de levantamento.

A consulta aos prazos de pagamento e aos dados dos depósitos, tanto das RPVs como dos precatórios, após o envio da requisição ao Tribunal, deverá ser feita por meio da “Consulta Processual” acima indicada.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

A lei que permite que o precatório seja cancelado
De acordo com essa lei, Precatórios ou Requisições de Pequeno Valor (RPV) não sacados por mais de dois anos vão voltar para os cofres da União.

Para consultar RPV no site do TRF1, clique em RPV/Precatórios na parte de serviços na página inicial. A consulta processual pode ser realizada diretamente com o número do CPF.

Logo, a expedição do ofício requisitório funciona como a primeira etapa do pagamento, onde se irá solicitar ao Presidente do Tribunal a aprovação. Após isso, o título poderá ser emitido e obedecerá a ordem cronológica e trâmites para pagamento de precatório ou RPV, conforme as regras de cada um.

Se o atrasado for de um valor inferior a R$ 59.880, estará escrito RPV. Caso se trate de um atrasado maior, virá escrito PRC. Se no campo “Situação da Requisição” aparecer a informação “Pago Total - Informado ao Juízo”, significa que o segurado já pode sacar seu dinheiro.

Continuar lendo Como receber RPV trf-5?