Como funciona o PAC reverso?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O que é um PAC reverso e como contratar? O PAC reverso é usado quando o cliente solicita a troca ou devolução da mercadoria comprada. Para contratar frete reverso na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, basta clicar no botão “Logística Reversa” e fazer a cotação normalmente.

O PAC reverso também é sancionado por lei, que estipula que as mercadorias devem ser devolvidas em até 7 dias após a entrega. Para utilizar o serviço, a sua empresa precisa ter um contrato com os Correios. O procedimento é feito por você através de uma solicitação no site.

Fitas adesivas são essenciais para embalar o produto
Seja a logística reversa feita por meio de coleta ou ao postar o item nos Correios, é preciso embalar bem o produto. No geral, é possível usar a mesma caixa na qual o produto foi embalado anteriormente, para a entrega.

A consulta do andamento da encomenda poderá ser feita no site da Mandaê, em mandae.com.br/rastrear-encomenda usando o código de rastreamento da encomenda. Não utilize o código da autorização de postagem.

Você deve embalar o produto a ser devolvido com segurança e em sua embalagem original. Recomendamos que utilize caixa de papelão e enrole o produto com plástico-bolha, assim, ele fica menos suscetível a danos. Se a embalagem original estiver danificada, você pode utilizar uma outra embalagem como pacote de devolução.

O PAC reverso é usado quando o cliente solicita a troca ou devolução da mercadoria comprada. Para contratar frete reverso na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, basta clicar no botão “Logística Reversa” e fazer a cotação normalmente.

Essa modalidade é realizada pelo cliente e acontece da seguinte maneira: no Web Service, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) e encaminha-o ao comprador via e-mail. Com tal código, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.

O procedimento pode ser feito por transportadora ou por serviço postal, conforme a vontade da empresa. O estabelecimento pode solicitar que o cliente entregue a mercadoria em uma agência dos Correios, com um código enviado por e-mail, ou definir o recolhimento do item diretamente na residência do consumidor.

A lei é clara. Todo o custo é pago pelo lojista. O cliente recebe o valor integralmente, tanto do produto quanto do frete.

› 0 - Contratação do Frete por Conta do Remetente (CIF): O fornecedor é o responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, e os custos são diluídos no valor da mercadoria. O manuseio e entrega são de responsabilidade da empresa contratante.

Embalagem: coloque o produto na embalagem original do avesso ou embrulhado com papel pardo. Se for frágil, proteja a embalagem original com papel ou caixa para evitar que seja danificada ou reutilize a caixa protetora enviada com o produto. Itens com notas fiscais diferentes precisam ser embalados separadamente.

Pagamento na entrega: é possível oferecer ao cliente que o pagamento pelo item seja feito somente na hora da entrega. Quem envia o objeto deve definir o valor a ser cobrado no destino, não podendo ser inferior ao valor da postagem nem superior ao valor da postagem mais valor declarado do conteúdo.

PAC é o serviço não expresso de entrega dos Correios exclusivo para mercadorias. Isso significa que os envios têm um prazo de entrega mais longo e que só é possível enviar mercadorias por essa modalidade — correspondências como cartas e telegramas não são aceitos.

Embalagens dos Correios
Por isso, é muito importante saber como embalar a sua encomenda nos Correios antes de despachar suas mercadorias. A estatal oferece embalagens básicas de papelão com vários tamanhos e preços, variando de R$ 5,50 a R$ 21,50.

O padrão de embalagens recomendadas pelos Correios (RPC) é formado por 21 (vinte e um) formatos de caixas, distribuídas em seis categorias (P - Pequena, C - Comprida, M - Média, G - Grande, S - Super e H - Hiper), e por 2 (dois) formatos de envelopes.

Neste sentido, a exceção COVID atual aplicada sobre o prazo do serviço PAC, de 1 (um) dia, será ajustada para 2 (dois) dias, sobre todos os destinos e origens.