Como funciona o organograma de uma empresa?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O organograma de uma empresa é a representação gráfica de sua estrutura organizacional, por meio da indicação do nível hierárquico existente entre os colaboradores. Assim sendo, essa é a ferramenta que mostra quais os departamentos compõem a empresa, os colaboradores e seus papéis e como tudo isso se encaixa.

No topo do organograma está o diretor ou presidente, e aos lados e “abaixo” dele, conectados por linhas, estão os departamentos, subdivisões ou mesmo os cargos ocupados pelos funcionários. Note que os nomes de cada membro não são inseridos no organograma, somente a posição, função ou o cargo que ocupa.

Tipos de Organograma de Empresa

  • #1 Clássico ou Vertical. O modelo clássico, ou vertical, é considerado o mais comum e funciona através da demonstração da hierarquia de cima para baixo. ...
  • #2 Horizontal. ...
  • #3 Circular ou Radial. ...
  • #4 Linear de Responsabilidade. ...
  • #5 Matricial.

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?

  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

Este modelo consiste em uma representação gráfica das atividades de cada setor, bem como qual o profissional responsável por cada uma delas. O organograma linear tem uma função diferente dos demais: serve para demonstrar as relações entre determinadas atividades e organizar as tarefas de cada colaborador.

Um organograma bem feito deve ser de fácil interpretação, organizado de forma clara para que cada órgão ou funcionário, por exemplo, saiba suas respectivas funções e a quem deve reportar. Os organogramas também devem ser flexíveis, visto que podem ser alterados a qualquer momento. Não são estruturas permanentes.

Organograma vertical
Representa claramente a estrutura hierárquica das empresas. Nele, a diretoria se posiciona no nível mais alto, enquanto a parte operacional segue nas linhas de baixo. Por ser mais rígido, é natural que os cargos mais altos tenham maior responsabilidade sobre as atividades de cada setor.

Você pode usar organogramas para: Comunicação organizacional e de supervisão, por exemplo, para ajudar funcionários a saber a quem se reportar, ou para auxiliar as pessoas a conhecerem umas às outras em uma empresa. Usar fotos de funcionários ajuda muito a associar rostos e nomes.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Os três níveis hierárquicos no modelo de organograma para agências

  • Estratégico. A estrutura de representação gráfica deve começar apresentando no topo os responsáveis pelo planejamento estratégico. ...
  • Tático. ...
  • Operacional. ...
  • Por projeto (ou matricial) ...
  • Por funções. ...
  • Vertical. ...
  • Circular.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

Organograma Simples, Vertical ou Clássico
As caixas são estruturadas por grau de importância, indicando os fluxos de comunicação entre cada setor ou profissional. É o tipo de organograma mais utilizado em empresas mais tradicionais.

O organograma clássico ou vertical é o mais usado nas empresas tradicionais. Nesse formato, as caixas estão dispostas verticalmente, indicando que quem está em cima ocupa o cargo com a hierarquia mais alta.

Existem diversos tipos de organograma, como o clássico, o horizontal e o vertical. E, pode ser definidos como uma representação visual da empresa, onde é possível visualizar e definir a estrutura organizacional para facilitar o entendimento dos diversos níveis hierárquicos.

Organograma é a representação gráfica da estrutura formal da organização, demonstrando através desses gráficos a divisão hierárquica do trabalho e a relação superior-subordinado. Como todos os outros gráficos e fluxos, o organograma deve possibilitar uma fácil leitura para sua completa interpretação.

Um organograma pode ser criado utilizando caixas, em que cada uma contém os cargos existentes na corporação, como Presidente, CEO, diretores, gerentes, auxiliares, estagiários, entre outros. Essas caixas são conectadas por linhas e organizadas de forma que represente as hierarquias.

Os 3 elementos fundamentais de uma empresa
As empresas são formadas por três elementos ou recursos: materiais: engloba matéria-prima, maquinário, tecnologia e toda a logística necessária para que a empresa funcione; humanos: empresários, administradores e funcionários que ocupam cargos e executam funções na empresa.

Por meio do organograma organizacional clássico ou vertical, fica clara a hierarquia entre os cargos, a estrutura dos setores e o fluxo de comunicação entre eles. Um dos benefícios é a facilidade na criação, por exemplo, de um plano de cargos, salários, carreira e capacitação profissional.

“Quando o organograma é bem estruturado, permite aos colaboradores saber exatamente os papéis dentro da organização. Além disso, ele ajuda a mostrar as hierarquias e as relações de comunicações existentes entre elas”, enfatiza Lage.

A análise de cargos compara as atividades dos cargos com as responsabilidades necessárias para que um colaborador seja capaz de desempenhar as funções exigidas. Ou seja, essa atividade refere-se as atribuições importantes para que o profissional ocupe determinado cargo.

Recomenda-se que ao montar um organograma de uma empresa pequena cada posição seja preenchida com as seguintes informações:

  1. Nome.
  2. Departamento (por exemplo, vendas e marketing, contabilidade, operações)
  3. Função ou cargo (por exemplo, representante de vendas, supervisor, funcionário, gerente de contas)
  4. Opcional: