Como funciona o novo relógio da Enel?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os medidores da Enel não estão conectados diretamente à internet. Conforme apurou o Mobile Time, os dados dos relógios são armazenados em um concentrador que armazena as informações. Só depois que o consumo é transmitido para a concessionária, via redes 3G ou 4G de duas diferentes operadoras.

O medidor ciclométrico apresenta os algarismos digitais. O número mostrado é o valor da leitura. A sugestão é anotar o consumo em um dia e horário determinado. No dia seguinte, no mesmo horário, fazer a leitura novamente e então, subtrair o primeiro valor do segundo e chegar ao consumo em 24 horas (um dia completo).

Os contadores inteligentes, ou contadores digitais, consistem na leitura e medição online do consumo de eletricidade em tempo real, podendo suportar vários valores por hora ou minutos. Assim, passou a ser prescindível o envío de leituras para o seu comercializador, já que este se faz automaticamente.

Caso o seu medidor seja analógico e ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, é muito provável que exista fuga de corrente elétrica ou fuga de energia no local. No caso de medidor digital, verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu.

O número do medidor na conta de luz geralmente se encontra próximo aos dados de consumo do mês em KWh, com o número do aparelho, da leitura do mês anterior, da leitura atual e a discriminação do gasto total.

É possível pedir revisão quando a conta de luz ou de água vem muito alta. Segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e, assim, pedir que sua fatura seja revista.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

O valor do consumo é calculado somando as potências de todos os equipamentos em kW pela quantidade de horas por dia que utilizamos durante o período de leitura da concessionária, que varia de 27 a 33 dias.

Veja como é simples:

  1. Veja a data da próxima leitura na sua conta de energia e faça a leitura (das 7hs às 19hs) até seis dias antes dessa data (o limite para o envio é a véspera da visita do nosso leiturista).
  2. Tire uma foto ou anote os números que aparecem no seu medidor para enviar pra gente.

A interferência do campo magnético causado por um ímã próximo ao medidor de energia elétrica, gera alterações na leitura do medidor, o que pode fazer com que a concessionária cobre abaixo do valor real consumido, caracterizando uma possível fraude.

Como saber se o medidor de energia está correto? Para verificar se há erro do leiturista, faça você mesmo a medição no mesmo dia que ele. Então, compare com o que vem descrito em sua conta. Se os valores forem diferentes, entre em contato com a companhia de energia elétrica.

Cálculo de consumo de energia
Você pode calcular o seu consumo de energia multiplicando a diferença entre as leituras (leitura atual menos a leitura anterior) pela constante do medidor (01, 10, 20, 80 etc.).

Como identificar fuga de energia elétrica
Medidor Digital: verifique se a luz vermelha, acima da palavra “ligado”, continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.

Ao apontar que clientes têm “gato de luz”, a concessionária aplica cobrança que pode passar de R$ 8 mil.

Como identificar fugas de corrente

  1. Desligue a iluminação e todos os equipamentos das tomadas.
  2. Verifique se o disco do medidor continua girando. Em caso afirmativo, existe fuga de corrente.
  3. Constatada a fuga de corrente, desligue a chave geral para identificar sua origem.

Informamos que para os consumidores residenciais, até 150kWh, incide 12% de ICMS, acima de 150 kWh, incide 25% de ICMS. Por esse motivo quando o consumo fica acima de 150kwh, aparece duas vezes a cobrança do consumo. Além disso, incide o percentual dos tributos PIS e COFINS.

3 tipos de medidores de energia

  1. 1 – Medidores eletromecânicos. Este é o modelo mais antigo e comum de medidor de energia. ...
  2. 2 – Medidores eletrônicos. Os medidores eletrônicos são mais modernos e precisos que os eletromecânicos. ...
  3. 3Medidores de energia inteligente.

O cálculo é bastante simples, basta utilizar a calculadora que disponibilizamos a seguir: CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Eletrodomésticos que mais consomem energia

  • Chuveiro elétrico. Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. ...
  • Fogão elétrico. O fogão elétrico gasta muita energia. ...
  • Secadora de roupas. ...
  • Aquecedor elétrico.