Como funciona o método construtivista?

Perguntado por: lreal4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A metodologia construtivista entende que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos - seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado tema.

Deixe as crianças escolherem
No processo construtivista, os interesses e as escolhas das crianças são levados em consideração e são vistos como aspectos positivos na aprendizagem. Por isso, ofereça opções de projetos e trabalhos para as crianças. Permita que os alunos se decidam por algum tema ou atividade.

Nem todos os indivíduos conseguem responder a estas demandas. A tragédia do construtivismo consiste no fato de que a aprendizagem social, em um contexto natural e informal é suficiente para aquisição de perícia nos domínios primários, mas não nos domínios secundários.

Na perspectiva da proposta construtivista, avaliar é acompanhar e valorizar todo o processo de construção do conhecimento vivenciado pelo aluno, sendo que esta avaliação é feita no âmbito qualitativo e não no quantitativo.

O professor que proponha uma alfabetização construtivista deve ter conhecimento sobre as diferentes etapas das hipóteses de aquisição da escrita, sendo os níveis:

  1. Hipótese Pré-silábica.
  2. Hipótese silábica sem valor sonoro convencional.
  3. Hipótese silábica com valor sonoro convencional.
  4. Hipótese Silábico-Alfabético.
  5. Alfabético.

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Neste trabalho, identificamos que, no Construtivismo pedagógico, o papel do professor é secundário, é o de ser um "facilitador da aprendizagem", e que o conteúdo pode ser desvalorizado em prol da "construção de conhecimentos".

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)

Abordagens construtivistas

  • Construtivismo kantiano. A inversão kantiana do sentido da relação entre sujeito e objeto é usualmente considerada a raiz do construtivismo contemporâneo. ...
  • Construtivismo piagetiano. ...
  • Construtivismo radical. ...
  • Construtivismo lógico. ...
  • Construtivismo social. ...
  • Socioconstrutivismo. ...
  • Construtivismo americano.

2- Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais? O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

construtivismo, “[...] o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito, nem no objeto, mas resulta das interações estabelecidas entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito. [...]” (COLLARES, 2003, p. 49). Piaget.

Pontos negativos: – O aluno tem um papel passivo no aprendizado, sendo apenas o receptor do conteúdo detido pelo professor. Na maior parte das vezes tendo que memorizar conhecimentos sem sequer entendê-los.

O paradigma construtivista considerou uma desvantagem despejar a informação para os formandos sem os envolver no processo de tomada de decisão e sem avaliar as suas capacidades de construir o conhecimento.

Mais do que preparar os alunos para a vida acadêmica, o Construtivismo prepara os alunos para a vida nas suas mais amplas dimensões, pelo fato de ser a referência para uma prática educativa voltada para a construção de competências e habilidades, que possibilitem aos estudantes resolver problemas diversos com os quais ...