Como funciona o Front Assist?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver.

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Para os SUVs Nivus e T-Cross, todas as versões passam a contar com piloto automático adaptativo de série, além de frenagem autônoma de emergência. Somente o T-Cross Sense, destinado ao público PCD, que não traz a novidade eletrônica.

Já os habilitados com ACC somente podem dirigir veículos de duas ou três rodas cuja cilindrada não exceda cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda cinquenta quilômetros por hora.

Ciclomotor - veículo motorizado, de 2 ou 3 rodas, com potência de até 50 cilindradas e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h. Exemplos de ciclomotores e equiparados: bicicleta motorizada e motos "cinquentinha".

Ao condutor cabe apenas controlar o volante de direção. Em menor grau de atuação está o Front Assist, que freia o carro ao “ver” um carro, pedestre ou objeto à frente. A medida tenta amenizar os impactos de uma batida e aumenta a pressão sobre os freios.

O segredo do ACC está em um radar de alta precisão instalado na grade frontal ou abaixo do para-choque do carro, que monitora os objetos à frente, e detecta velocidade, distância e direções de movimentos. Essas informações são passadas para a central eletrônica do veículo que determina a hora de acelerar ou frear.

Com esse conjunto mecânico, o Novo Jetta 250 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h, independentemente do combustível. Vale ressaltar o sistema Start/Stop de série em todas as versões do modelo.

Uma das principais vantagens de um motor TSI é que ele aumenta consideravelmente a potência do veículo por causa da função do turbocompressor de colocar mais oxigênio para a combustão, como já falamos acima. Além disso, a injeção direta contribui para o aumento da potência à medida que pulveriza o combustível no motor.

Mas se você quiser desativar o ACC do seu Volks, basta pressionar o botão “Off” ou tocar no freio para assumir completamente o controle do veículo. Lembre-se, o controle de cruzeiro é apenas um auxílio ao motorista e não um motorista particular.

"O Adaptive Cruise Control é uma evolução do 'Controlador de Velocidade', que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança dele e dos demais passageiros”, explica ...

A variante Comfortline, agora tem como opcional o painel de instrumentos digital Active Info Display de 10,25 polegadas – de série, tem o Digital Display de 8 polegadas. O T-Cross também ganhou ACC e AEB de série, mas só a partir da versão 200 TSI, segunda mais barata.

T-Cross já conta somente com USB-C
A versão comercializada conta com piloto automático adaptativo, freio de emergência autônomo e já utiliza apenas portas USB-C dentro do carro – são duas. O sistema acompanha sensores de estacionamento na frente e atrás, mas a câmera está apenas acima da placa traseira.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

Quanto custa para tirar a carteira ACC em Minas? Fora o valor pago pelas 5 horas-aulas práticas na motoescola, somadas todas as taxas pagas ao Detran e clínicas, o custo para tirar a carteira ACC em Minas, em julho 2023, é de R$ 746,58, caso o condutor passe de primeira, na prova de legislação e no exame de direção.

um ano

§ 2º Ao candidato considerado apto para conduzir ciclomotores será conferida ACC provisória com validade de um ano e, ao término deste período, o condutor poderá solicitar a ACC definitiva, que lhe será concedida desde que tenha cumprido o disposto no § 3° do art. 148 do CTB.

Bicicleta: veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados.

Motonetas – automotores com duas rodas, conduzidos em posição sentada; Ciclomotores – transporte de 2 ou 3 rodas, com motor de combustão interna, que a cilindrada não exceda a 50 cm³, equivalente a 3,05 pol 3, ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW, onde a velocidade máxima não passe de 50 Km/h.