Como funciona o feedback negativo?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.

O feedback positivo é o processo de reconhecimento do desempenho ou de uma conquista de um colaborador, tendo como objetivo motivá-lo em seu trabalho. Esse retorno positivo pode ser dado por seu gestor ou colegas de trabalho e pode ajudar a promover o engajamento e a retenção de talentos.

E o negativo é tão importante quanto, porque é uma forma de ajudar no crescimento profissional, assim como pode alertar um desalinhamento. No entanto, ele nunca deve ser comunicado em um tom agressivo e de julgamento. O intuito do feedback negativo é alinhar e instruir o que deve ser entregue.

Um feedback nada mais é do que uma resposta dada a um estímulo como uma maneira de avaliá-lo. No ambiente interno de uma empresa, isso diz respeito às avaliações de desempenho realizadas com a equipe, tanto a respeito do que se espera de colaboradores, quanto às suas expectativas relacionadas à organização.

Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”. 7. Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”.

A primeira reação geralmente é responder à outra pessoa de imediato, na tentativa de se defender do feedback. É uma resposta automática do cérebro, mas você precisa saber controlar. Essa atitude não ajuda a entender melhor o outro ponto de vista e muito menos a pensar com clareza e tirar suas próprias conclusões.

O que fazer quando os funcionários não aceitam seu feedback?

  1. 1 – Seja direto. ...
  2. 2 – Seja curioso. ...
  3. 3 – Use uma linguagem neutra. ...
  4. 4 – Peça feedback também. ...
  5. 5 – Compartilhe uma história pessoal. ...
  6. 6 – Assegure o comprometimento. ...
  7. 7 – Garanta a compreensão.

Ao receber avaliações negativas, a primeira reação pode ser negativa. Porém, as principais dicas para responder um feedback corretamente é manter a calma e, principalmente, não levar nada para o lado pessoal. Isso porque o cliente não está falando de você, mas sim sobre uma experiência ruim que ele teve com a empresa.

O feedback positivo atua de forma contrária ao feedback negativo. Como no feedback negativo ocorre uma redução no estímulo, no feedback positivo, o que se vê é um mecanismo amplificador, com o aumento daquele estímulo.

Os quatros tipos de feedbacks que abordados são: positivo, construtivo, negativo e ofensivo.

Feedbacks negativos para executores
Dessa forma, é preciso entender que provavelmente a pessoa já estará previamente desmotivada antes de receber o feedback. O feedback precisa ser objetivo, assim que recebê-lo, a pessoa começará a pensar em alternativas para resolver a situação e oferecer melhores resultados.

É comum um gestor dar feedback para o funcionário sobre o que tem achado do trabalho dele. Da mesma forma, o funcionário pode compartilhar a sua perspectiva sobre o gestor. Um bom feedback é uma troca respeitosa e produtiva.

Veja 7 coisas que você pode dizer ao chefe na hora do feedback:

  1. O que você quer parar (ou começar) a fazer. ...
  2. Quais são os seus objetivos. ...
  3. Você está feliz? ...
  4. Coisas que você quer aprender. ...
  5. Qual é o futuro da empresa e qual o seu papel. ...
  6. Inovações que você gostaria de tentar. ...
  7. Obter informações.

Feedback: O que não fazer quando receber um

  1. Dizer “não” balançando a cabeça. Lembre-se sempre de que o corpo fala. ...
  2. Rebater e interromper a fala da outra pessoa. O momento do feedback deve ser de diálogo, de troca. ...
  3. Dizer “não foi minha culpa” ...
  4. Se afastar de quem deu o feedback.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.