Como funciona o estorno?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O estorno no cartão de crédito é a devolução de um valor gasto com esse meio de pagamento. É como um cancelamento facilitado de uma compra realizada. Assim, o dinheiro é reembolsado de forma simples. Nesse caso, a quantia retorna para a mesma fatura ou para a seguinte no formato de crédito.

Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.

Para identificar se o estorno de uma compra cancelada em seu cartão já foi gerado, você precisa se atentar se em alguma das suas faturas consta crédito com o mesmo nome do estabelecimento em que a compra foi aprovada.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras. Por esse motivo, o primeiro contato deve ser com a loja.

No estorno de débito, o processo acontece assim: você pede o retorno do dinheiro ao lojista, e após análise e liberação do estorno, seu dinheiro é devolvido na sua conta corrente que está atrelada ao seu cartão de débito. Vale dizer que o prazo do estorno de débito pode acontecer em até 30 dias.

Por que o estorno demora tanto? O tempo de espera do estorno varia conforme a comunicação entre a operadora da máquina do cartão, a bandeira do cartão e a loja. Isso pode levar entre 24 horas até 15 dias.

Quando o banco envia o aviso de cancelamento
O primeiro aviso de falta de pagamento pode ocorrer até 15 dias após o vencimento da fatura do cartão de crédito, mas o aviso de cancelamento pode começar a ser emitido até 30 dias.

Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.

O que é estorno? O estorno é a devolução do valor pago pelo consumidor em uma transação financeira.

Se o seu estorno for negado pelo estabelecimento, você pode acionar diretamente a operadora. Ela pode te ajudar a reunir os documentos necessários para provar seu direito ao ressarcimento. Algumas oferecem uma espécie de “crédito de confiança”, que abate o valor da compra na fatura enquanto o caso é analisado.

Como saber que o reembolso veio na fatura? Verifique a data que houve aprovação do reembolso, para saber em qual mês receberá a devolução do dinheiro. Em seguida, procure por “crédito” na fatura do cartão.

É possível cancelar compra com cartão de crédito? Sim. Existem várias situações em que o cancelamento da compra é permitido, como cobrança de valores divergentes, atraso na entrega, produto com defeito, compra pela internet, entre outros.

Isso não impedirá o lançamento das parcelas caso a sua compra tenha sido parcelada, porém, o crédito abaterá o valor da fatura no limite em que foi reembolsado. O tempo para o crédito constar na fatura varia conforme o banco, podendo demorar até 60 dias.

O estorno pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada, por isso a compra feita e o valor devolvido vão aparecer na fatura do consumidor. (Lembrando que esse processo pode levar até 2 faturas para acontecer).