Como funciona o esquema tático 4-3-3?

Perguntado por: rflores6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.

O sistema tático 1-4-4-2 é o mais utilizado em todo o Brasil, ele possui uma estrutura bastante defensiva, composta por quatro defensores, sendo dois centrais e dois laterais.

Os esquemas que possuem variações com 3 zagueiros permitem a possibilidade de fazer a liberação dos times como o objetivo chegar ao ataque com um número maior de jogadores. Justamente pelo avanço que os 3 zagueiros vão fazer, os dois laterais do sistema tático vão se tornar pontas.

4-3-3. Uma das formações mais famosas dos últimos anos, o 4-3-3 é equilibrado e oferece inúmeras possibilidades aos jogadores. Com a tática, é possível jogar mais defensivamente, utilizando dois meio defensivos, ou ser mais ofensivo com dois pontas que cortam para dentro enquanto o centro avante distrai a defesa.

O direcionamento de táticas no futebol é realizado de acordo com a análise de pontos fortes e fracos da equipe em si e do time adversário, identificando quais as possibilidades de se destacar em campo.

O que é o 4-4-2? O 4-4-2 é uma formação composta por três linhas definidas. Uma primeira defensiva de quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais. À frente deles, quatro atletas formam a linha de meio-campo, com dois centralizados e dois abertos pelos lados.

Na Copa de 1958, o técnico da Seleção Brasileira, Feola, escalou Zagallo na ponta-esquerda. Porém, essa função foi alterada ao longo do Mundial e, assim, surgiu o esquema 4-3-3 no futebol. Em vez de se posicionar exclusivamente como um ponta, Zagallo recuava pelo lado esquerdo do campo.

O que é um 4-2-3-1? A formação 4-2-3-1 funciona com quatro linhas. A linha defensiva é formada por quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais.

Troca de passes entre os meias: Mantenha a posse de bola o máximo que puder. Toques em profundidade para os meias: Uma vez que você conta com pontas, não deixe de fazer passes em profundidade para colocar seus jogadores “mano a mano” com os defensores.

4-3-3 (4-2-1-3) com dois volantes. A formação com quatro na defesa, dois volantes, um meia-atacante, dois pontas e um centroavante é ótima por reforçar os dois tópicos levantados: povoamento do miolo da defesa e um homem de referência comandando as ações de ataque.

Portanto, se falamos do 4-1-3-2, falamos de um sistema com algo próximo de duas linhas de meio-campo, três jogadores mais adiantados sustentados por um outro meio-campista (daí a importância de um William Arão, por exemplo), com os corredores laterais possivelmente abertos e o corredor central ocupado pelos meias e ...

O sistema 3x5x2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros e o líbero (que poderá atuar a frente dos dois zagueiros e/ou atrás dos dois zagueiros. Sistema 3x5x2: linha defensiva. Sistema 3x5x2: linha média.

Ao escolher o 3-5-2, o jogador tem várias vantagens graças a presença de 3 zagueiros. Para começar, trata-se de uma boa opção para encarar times que se se baseiam em pontas. Ao menos 1 defensor estará a disposição para confrontar os atacantes. Contra dois homens de frente, um defensor fica na sobra.

O esquema era composto por uma linha de três defensores, no meio campo havia um volante, dois alas, e dois meias armadores; e dois centroavantes um pouco abertos. O sistema foi muito utilizado na Europa nos anos 90.